Diretor-fala sobre revisionismo histórico e educação, em evento científico

fernando pint of science

O diretor-geral do campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Fernando José Martins, participou do último dia do Pint of Science, realizado na noite desta quarta-feira (22) na cidade. O diretor-geral falou sobre Revisionismo Histórico e a Educação. O debate também contou com a participação do youtuber do Canal Nerdologia Filipe Figueiredo, convidado para esta edição do evento.

Durante sua intervenção, o diretor-geral explicou como a história se manifesta no processo pedagógico e como os movimentos subalternizados são apagados e criminalizados no processo de mudança social. “Revisar a história, deveria fazer parte de um processo contínuo da ciência, uma vez que a mesma, tem fortes tendências a relatar a história dos ‘vencedores’, explica Martins. “Além disso, é importante destacar o processo que as redes sociais, nas quais se proliferam tendências alienantes, tem tido no processo educativo contemporâneo”, critica.

O evento

O Pint of Science é um evento mundial e em 2019 foi realizado em 24 países. O Brasil é o campeão em participação com 87 cidades. Por três dias, seis temas científicos são debatidos nos bares das cidades, sempre dois a cada dia. A organização ocorre nos níveis local, regional e nacional. Os coordenadores locais identificam pesquisadores e estabelecimentos interessados em participar e, em parceria com as coordenações regionais, montam os três dias de programação em suas localidades.

Segundo o coordenador local do Pint of Science, o professor Fransciney do Nascimento, da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila), o objetivo do evento é popularizar a ciência para o público e demonstrar o impacto da pesquisa científica no cotidiano. “Mesmo sem percebemos, a ciência está envolvida nos produtos que usamos, nos avanços da medicina, em nossas relações interpessoais e até em nossos momentos de lazer”, afirmou.

Durante o Pint of Science, a comunidade pode conversar com os palestrantes sobre os mais diversos temas científicos: da astronomia à história, da genética à evolução. Os palestrantes são professores e pesquisadores de instituições como Unila, Unioeste, USP, UFRJ, UFPR e Univasf.

Texto: Assessoria de Comunicação de Foz do Iguaçu
Foto: Divulgação