Colaboradoras de Toledo apresentam trabalho no II Conien

WhatsApp Image 2019 05 14 at 08.19.58

As colaboradoras do Programa de Educação Especial (PEE), Denise Dumke e Joice Silveira, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participaram do II Conien – Congresso Internacional de Ensino, na última semana, que ocorreu na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - Cornélio Procópio/PR).

Na ocasião, as colaboradoras apresentaram o trabalho: “Curso de Libras Instrumental: Um Panorama dos Participantes”, tendo como objetivo, registrar um panorama da situação do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ofertado no período de 2011 a 2018 na Unioeste/ campus Toledo.

As colaboradoras desenvolveram uma pesquisa documental resultando na divisão de quatro categorias de análise: caracterização dos cursistas conforme a área de atuação; número de inscritos em cada ano; número de desistentes e número de concluintes em cada módulo.

O resultado do trabalho concretiza os dados da constante procura pelo aprendizado da língua de sinais e a importância de ações, assim como o curso de extensão: Libras Instrumental, que promovem a difusão das libras para garantir a acessibilidade linguística à pessoa surda.