Recursos para ensino da matemática em deficientes visuais

Hoje (14) está sendo realizado o curso de formação “Recursos pedagógicos para o ensino da matemática (Pré-Soroban, Soroban e Multiplano)”, promovido pelo Programa de Educação Especial (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), coordenado pela professora Lúcia Tureck, é destinado aos professores que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) na Área da Deficiência Visual.

O trabalho justifica-se pela necessidade de que estes professores dominem o conhecimento quanto ao uso de recursos pedagógicos acessíveis que corroborem para a apropriação dos conteúdos escolares dos estudantes cegos e com baixa visão matriculados na escola comum. A professora Lúcia explica que “a finalidade é ensiná-los a compreender e manusear com êxito tais recursos, a exemplo do Sorobã e do Multiplano, empregados como instrumentos auxiliares para o entendimento dos conteúdos da área da matemática”.

Segundo os promotores o curso tem por objetivo trabalhar com os professores das SRM na Área da Deficiência Visual a importância da utilização de práticas pedagógicas adequadas para o processo de educação escolar das pessoas com deficiência visual, em específico dos conteúdos da disciplina de matemática, subsidiando-os com mecanismos teórico-metodológicos em articulação ao emprego do Sorobã e do Multiplano, os quais podem contribuir para a efetivação de procedimentos pedagógicos significativos para o processo de apropriação do currículo escolar.

Desta forma, entende-se ser de grande importância a realização do presente curso, organizado com aulas expositivas e dialogadas, utilizando-se de instrumentos necessários à compreensão da matemática para alunos com deficiência visual.

O curso está sendo ministrado pelas professoras Ivanete da Costa Semim, Luzia Alves da Silva, Simone Aparecida Ribeiro Spinelli e Sorlei Aparecida Fagundes Pereira. Será organizado em três dias, completando 24 horas, com a participação de outros 20 professores. É uma parceria entre a Unioeste, o CAP (Centro de Atendimento às Pessoas Cegas e com Visão Reduzida) Estadual e CAP Municipal, com o apoio do NRE – Núcleo Regional de Educação.

sfdsdf