Prograd realiza III Encontro de Docentes da Unioeste

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realizará entre os dias 12 e 13 de junho o III Encontro de Docentes da Unioeste (III EDU), no qual ocorrerá o I Colóquio de Inovações Pedagógicas. O evento acontecerá no Campus de Toledo que sedia na mesma data o Seminário de Extensão da Unioeste, o XIX SEU.

O Encontro é uma ação que faz parte da agenda de atividades da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e tem como objetivo estimular os docentes a pensar sua prática pedagógica. O I Colóquio de Inovações Pedagógicas, pretende apresentar experiências exitosas que proporcionem uma reflexão sobre temas bastante atuais e que refletem um anseio dos docentes, devido ao perfil de estudante que tem chegado à Universidade, no momento atual.

De acordo com a Pró-Reitora de Graduação, Professora Elenita Conegero Pastor Manchope, “em geral, nossos estudantes interagem com as tecnologias e estão muito presentes nas redes sociais e nossas práticas pedagógicas nem sempre favorecem uma participação ativa”.

Em meio a esse contexto, o tema que será abordado em mesa conjunta com a PROEX: “A Curricularização da Extensão”, também compreendida como uma inovação pedagógica, é uma questão que pode contribuir para a análise da possibilidade de novas práticas pedagógicas, além de aproximar o acadêmico do seu campo de atuação profissional.

Esses temas devem acompanhar também as discussões do II Fórum Estadual das Licenciaturas e o X Fórum das Licenciaturas da Unioeste, no qual serão comemorados os 10 anos do NUFOPE, que ocorrerão concomitantemente com o Encontro.

A inovação desse ano, será a realização desses eventos simultaneamente ao XIX Seminário de Extensão da Unioeste – SEU. Desta forma, pretende-se reunir um número expressivo de docentes e discentes do ensino superior, para debater o trabalho que realizamos na Universidade Pública e a interação desta com a comunidade externa.

INSCRIÇÃO

Acesse o link para se inscrever: www.unioeste.br/eventos/edu

As inscrições para submissão de trabalhos no III EDU estarão abertas até o próximo dia 26, sendo que os resultados serão publicados no dia 28 deste mês. Já às inscrições sem submissão de trabalhos estarão abertas entre os dias 28 de maio e 10 de junho.

HISTÓRICO

Desde 2012, a Pró-Reitoria de Graduação, tem buscado compreender os elementos intervenientes na retenção e evasão de estudantes e desenvolvido ações para combater esse quadro, em decorrência desta atividade, espera-se também, contribuir com o processo de formação continuada dos docentes da Unioeste, no exercício da sua prática pedagógica.

A Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Diretoria Pedagógica, realizou em 2016, o I Encontro de Docentes da Unioeste para promover o debate sobre questões que envolvem o trabalho docente no processo de ensino do conhecimento científico, assim como, discutir possibilidades de encaminhamentos teórico-metodológicos com vistas à aprendizagem do acadêmico. Para abordar o assunto, foi convidado o professor Dr. Ricardo Ramos Fragelli, da UNB.

Já o II Encontro em 2018, contou com a palestra sobre a temática “Avaliação da aprendizagem: concepções, métodos e decorrências nas/das práticas avaliativas do professor universitário”. Para abordá-la foi convidada a professora Dra. Maria Isabel da Cunha, pós-doutora pela Universidade Complutense de Madri e Estágio Sênior realizado na Universidade de Sevilha.

SEU

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) organiza anualmente o Seminário de Extensão da Unioeste – SEU. Este evento tem por objetivo apresentar à sociedade as ações extensionistas que são realizadas com a parceria de diversas instituições em atendimento a vários segmentos da sociedade. Neste ano, o evento que está em sua 19ª edição, abordará o tema “Universidade e sociedade: ações compartilhadas”. A relação dialógica é importante para a consolidação da universidade como o local mais adequado para discutir as verdadeiras necessidades da comunidade que a rodeia. Isso significa a notoriedade da comunidade como protagonista fundamental do processo constituidor de uma sociedade mais justa e atenta às demandas de seu povo.

Texto: Pró-Reitoria de Graduação

ORIGINAL