FAUBAI 2019 teve como tema engajamento comunitário global

faubai2019

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARI/International Office) representou a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) na 31ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). O evento ocorreu entre os dias 13 e 17 de abril, no Centro de Convenções da Amazônia (Hangar), cidade de Belém, foi a primeira vez que o Estado do Pará recebeu o Congresso, que teve como tema “Global Community Engagement”.

Estiveram presentes os Assessores de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Dr. Pery Francisco Assis Shikida e Prof. Dr. Rafael Mattiello, que além estabelecer contato com mais de 30 instituições de diferentes países – entre eles África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, França, Hungria, Itália, Nova Zelândia, Países Baixos e Portugal – reafirmou a missão do International Office que visa a maximização das relações internacionais da Unioeste, avaliando parcerias existentes e prospectando novas.

A FAUBAI, fundada em 1988, é uma organização sem fins lucrativos que conta com mais de 250 membros. É dedicada a promoção da diversidade e potencialização do sistema de ensino superior brasileiro, a melhoria do processo de internacionalização do ensino superior no Brasil empoderando suas assessorias internacionais.

A Conferência Anual de 2019, cujo tema central foi “Global Community Engagement”, teve a abertura realizada pela deputada federal Tabata Amaral, cientista política e ativista pela educação, além cinco sessões plenárias com temas sobre tendências da internacionalização do ensino superior, 12 workshops e 33 sessões paralelas, com um total de 100 apresentações. Neste espaço de debate da educação internacional no Brasil, foi aprofundada as tratativas acerca da criação de uma Rede de Universidades Públicas de Fronteira, abrangendo os mais de 15.000 km de fronteira terrestre desde o Rio Grande do Sul até o Amapá.

Para o Professor Dr. Rafael Mattiello, representante do conselho deliberativo da FAUBAI Região Sul, “o protagonismo da Unioeste na Conferência FAUBAI 2019 permitiu rever parceiros brasileiros e internacionais, bem como estabelecer novos elos de cooperação para avançar ainda mais nas diferentes ações de internacionalização de nossa universidade, ampliando seu prestigio e relevância institucional”.

llllll

Texto por: Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARI/Unioeste