Revalida 2017: 14 médicos escolheram a Unioeste

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) é uma prova criada pelos ministérios da Educação e da Saúde, para simplificar o processo de reconhecimento de diplomas de Medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras.  A segunda etapa do Revalida 2017 foi divulgada há alguns dias e, 14 médicos optaram pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Desses 14, nove já trouxeram suas documentações para autenticação do processo.

O Revalida é obrigatório aos egressos em Medicina de instituições do exterior. Inclusive os brasileiros graduados em outros países devem realizar o exame para atuar no Brasil.

Desde 2009, que a Unioeste em parceria com o Ministério da Educação (MEC) vem realizando o Revalida dos diplomas expedidos por instituições estrangeiras. No Paraná, além da Unioeste, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) também contribuem com o programa.

O Exame

Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa fazer o reconhecimento do seu diploma para só depois solicitar ao conselho regional de medicina a autorização para trabalhar.

O Revalida ocorre em duas etapas. A primeira é uma prova escrita com questões de múltipla escolha e discursivas, de caráter eliminatório. Quem atingir a pontuação mínima passa para a segunda etapa, que é um exame prático.

O Revalida é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a revalidação é de responsabilidade de Instituições de Educação Superior públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação.

revalida