Acadêmicos da Unioeste visitam Instituto Pedra da Mata

Na última quarta-feira (10), os alunos do Programa de Pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), vinculados à disciplina “Táticas alternativas de controle de pragas” estiveram em visita ao Instituto Pedra da Mata, na cidade de Santa Tereza do Oeste - PR.

Segundo o professor Luis Francisco Angeli Alves, o intuito da visita foi proporcionar ao aluno a vivência nos princípios e práticas de agroecologia, agricultura orgânica e agroflorestal para produção vegetal, baseadas no enriquecimento ambiental e conservação da biodiversidade como prática de prevenção e/ou controle de pragas.

Luis explica que a disciplina é voltada para a discussão dos impactos das táticas de controle e da chamada “agricultura convencional” no meio ambiente, então, tem como ponto base mostrar ao aluno a real possibilidade de se produzir em grande escala, porém com menor impacto ambiental. Isto porque, táticas alternativas já existem e vêm sendo aprimoradas ao longo do tempo; todas focadas em alterar as condições ambientais das monoculturas, tornando o agroecossistema um ambiente produtivo e ao mesmo tempo desfavorável ao desenvolvimento populacional de organismos herbívoros, que assim deixam de alcançar o status de praga. E mais, que seja um ambiente capaz de abrigar uma diversidade de inimigos naturais (predadores e parasitos) que venham a controlar naturalmente os herbívoros, desempenhando assim seu papel ecológico.

Ressalta-se que apesar de já conhecidas e adotadas no agronegócio mundial, regionalmente as táticas alternativas de controle de pragas ainda são pouco difundidas e aplicadas. “Assim, o objetivo maior da disciplina é levar esse universo ao aluno, para que ele se torne elemento importante na conscientização da sociedade, e ainda vislumbre a possibilidade de empreenderem nesse setor”, salienta.

pedra da mataEasyResizecompedra da mata Resizecom