Professores de Toledo desenvolvem atividade em Mercedes

Em 2018, foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Prefeitura de Mercedes, por meio da interveniência do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR). Em fevereiro de 2019, após uma reunião no Campus de Toledo da Universidade, entre a equipe do NDR e o engenheiro Sérgio Paulino Groff, secretário municipal de Desenvolvimento, Industria e Comercio de Mercedes, foram acertadas novas ações no município.

Dando continuidade a esse acordo na última semana (dia 03) os professores Cristiano Stamm, Flavio Braga, Valdir Galante, Lucir Alves e Crislaine Colla visitaram a cidade para estabelecer o cronograma das ações e os passos para a formalização dos convênios específicos para as atividades. Ainda em 2019, deverão se iniciar ações de capacitação de jovens empreendedores, estudos de viabilidade econômica dos empreendimentos agroambientais e a assessoria técnica para as atividades da Incubadora Agroambiental.

O projeto da Incubadora Agroambiental foi realizado numa parceria entre Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Emprego, Industria e Comércio de Mercedes e o Grupo de Pesquisas em Inovação para o Desenvolvimento Territorial (GP-INOVA), sob a coordenação do professor Camilo Freddy Morejon, e o Núcleo de Desenvolvimento Regional, sob a coordenação do professor Jandir Ferrera de Lima.

A formação da Incubadora Agroambiental e as ações de cooperação tem como objetivo estimular o desenvolvimento local sustentável, por meio do fomento a novos negócios que preservem o meio ambiente e explorem as aptidões do território do município de Mercedes. Com isso, a meta é desenvolver Mercedes com atividades inovadoras. O lema que norteia as atividades é “Mercedes Desenvolvida com Inovação”.

Cooperacao NDR Mercedes 1