Servidores participam de evento da Controladoria geral do estado
A Controladoria Geral do Estado (CGE), promoveu evento em Curitiba, no Palácio das Araucárias, no dia 03 de abril de 2019, onde apresentou as Diretrizes de trabalho da nova equipe do Núcleo de Integridade e Compliance (NIC) do Estado do Paraná. De acordo com a CGE, cada NIC é composto por um agente de Compliance, um agente de Controle Interno e outro de Ouvidoria e Transparência. Compareceram no evento mais de 200 pessoas representantes de todos os órgãos que compõem o Governo do Estado e fazem parte das atividades da CGE.
Os servidores da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná que atuam nas atividades relacionadas ao CGE são o professor Welinton Ferreira (Agente de Controle Interno), o professor Adilson Pasini (Auditor Chefe e Agente de Integridade e Compliance), a Agente Universitária Marines da Cruz Monteiro (Agente de Ouvidoria) e a Assessora Especial Mirielly Mirielly Rezende Linzmeyer (substituindo o Agente de Integridade e Compliance, professor Adilson Pasini). Os servidores, com exceção do Professor Pasini que se encontra em licença, participaram do evento representando a Unioeste.
No evento, além da apresentação das Diretrizes e da equipe, reforçou-se a responsabilidade de cada um destes agentes, que, em suma, é:
Agente de Controle Interno
Servidor responsável pela avaliação das atividades, planos, métodos e procedimentos administrativos da gestão, com base nas orientações da CGE.
Agente de Ouvidoria e Transparência
Servidor encarregado da recepção, resposta e encaminhamento das solicitações, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e elogios.
Agente de Compliance Office
Servidor responsável pela implementação do sistema, em conjunto com os Especialistas de Integridade e Compliance da CGE, e do acompanhamento incessante dos pilares do Programa.
De acordo com os servidores, o evento foi muito produtivo onde percebeu-se grande preocupação por parte do Governo do Estado do Paraná em coibir possíveis desvios de conduta e atos de corrupção, garantir transparência das atividades públicas e a confiabilidade dos serviços prestados pelos órgãos/Unidades do estado do Paraná.
A Ouvidora informa, ainda, que está a disposição da comunidade interna e externa da Unioeste para a recepção de críticas, sugestões, denúncias, reclamações, elogios e pedidos de informação, que podem ser feitos por meio do Portal da Ouvidoria, https://www5.unioeste.br/portalunioeste/transparencia/ouvidoria-transparencia, pelo e-mail
A Ouvidoria é o canal de comunicação por meio do qual o indivíduo pode exercer sua cidadania e participar da gestão pois, a partir das sugestões, críticas, denúncias, reclamações, elogios ou comentários a Unioeste pode realizar aperfeiçoamentos ou implementação de novas ações visando a melhoria das atividades prestadas bem como, das relações humanas no âmbito da universidade.