Reitor da Unioeste participa de reunião em Curitiba com governador

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff, participou de uma reunião na tarde de hoje (03/04) com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e outros seis reitores de universidades estaduais.

O governador afirmou que quer aproximar as instituições de ensino superior da gestão do Estado. A ideia, afirmou, é que as Universidades contribuam com ações nas áreas econômica e social para fortalecer o desenvolvimento regional e de todo o Paraná.

“Temos centenas de mestres e doutores, com muito conhecimento, que podem nos ajudar a pensar o desenvolvimento regional, principalmente as questões econômicas e sociais”, afirmou Ratinho Junior. “Os reitores têm papel de liderança e podem conduzir ações que fortaleçam o crescimento de municípios e regiões. Portanto, queremos mais eficiência, criatividade e novas ideias que possam melhorar a vida das pessoas”, disse.

Ratinho Junior afirmou que o governo busca criar ambientes para que as instituições possam desenvolver seus trabalhos da melhor forma, e pediu um novo encontro de trabalho com os reitores, para discutir questões específicas de cada instituição, nas próximas semanas. Ele lembrou que universidades são um ativo importante do Estado, e que o investimento em ensino superior é de cerca de R$ 2,5 bilhões ao ano.

Para o futuro superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), essa primeira reunião com o governador foi importante para breves relatos dos reitores e para que eles pudessem conhecer o que o governo espera.

“Queremos fazer um trabalho de estreita cooperação e de construção conjunta, visando utilizar esse capital intelectual e científico que temos nas instituições a serviço da população e do desenvolvimento regional”, disse.

O reitor da Unioeste relata sua satisfação ao governador pela escolha do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Em nome da Unioeste te parabenizo pela escolha do Aldo. o Aldo foi o melhor reitor, tenho certeza que vamos fazer um bom trabalho, fiquei muito animado, me deu muita esperança.”

“Nossas universidades lutam pela qualidade, e por essas lutas estamos sendo referência no país, conseguimos passar de 21 programas de mestrado e doutorado para 51”, ressalta.

Ratinho Junior reforçou que a extinção da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como parte das medidas de enxugamento da máquina pública, não afetará o trabalho no setor. “Transformamos a secretaria de ensino superior em superintendência com o objetivo de dar mais trânsito a ela em outras secretarias de estado. Dessa forma, será mais dinâmica e terá mais eficiência”.

Além deste encontro, no início da tarde, os representantes das universidades foram recebidos por deputados estaduais, no auditório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALEP. O presidente do Legislativo Estadual, deputado Ademar Traiano, afirmou que a casa está aberta para mediar o diálogo entre governo e as Universidades, buscando a eficiência das Instituições.

O deputado Tercílio Turini, segundo vice-presidente da Assembleia, elogiou a busca pela maior interlocução entre as Universidades e os poderes executivo e legislativo. Destacou que é necessário estabelecer critérios para atendimento de demandas urgentes das Instituições, como a reposição de servidores e professores aposentados e a suplementação de recursos no orçamento deste ano.

Também participaram da reunião na ALEP os deputados Luis Cláudio Romaneli, Arilson Chiorato, Nelson Luersen, Márcio Pacheco, Emerson Bacil, Soldado Fruet, Jorge Brand (Goura), além do líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri. Também estiveram presentes o vice-reitor da Unioeste, Moacir Piffer, o pró-reitor de Recursos Humanos, Gerson Henrique da Silva e o diretor administrativo do Hospital Universitário, Rodrigo Suzuki.

news interna reitores universidades do estado030

Texto: Agência de Notícias do Paraná/Isabela Fernanda