Central de Notícias

Professor da Unioeste integra Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária

O professor Pery Francisco Assis Shikida, do curso de Economia de Toledo e também assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi nomeado, pelo Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Dr. Sergio Moro, membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), por meio da Portaria n. 173, de 26 de fevereiro de 2019, publicada no Diário Oficial da União.

O professor ainda recebeu uma carta, do próprio Ministro Sergio Moro, cumprimentando-o e agradecendo-o por ter se disponibilizado para compor o CNCPC, com mandato de dois anos, ao mesmo tempo em que transmitiu as primeiras informações acerca da competência do referido Conselho, de acordo com o art. 64, da Lei nº 7210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal - LEP).

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária é integrado por treze membros titulares e 13 membros suplentes, dentre renomados profissionais da área do Direito Penal, Processual Penal, Penitenciário e Ciências correlatas, bem como por representantes da academia e de Ministérios afins.

Como conselheiro, o professor Pery Francisco Assis Shikida terá que contribuir na proposição de diretrizes da política criminal quanto à prevenção do delito, administração da Justiça Criminal e execução das penas e das medidas de segurança; na elaboração de planos nacionais de desenvolvimento, sugerindo as metas e prioridades da política criminal e penitenciária; na promoção a avaliação periódica do sistema criminal para a sua adequação às necessidades do País; no estímulo e promoção da pesquisa criminológica; na elaboração do programa nacional penitenciário de formação e aperfeiçoamento do servidor; no estabelecimento de regras sobre a arquitetura e construção de estabelecimentos penais e casas de albergados; no estabelecimento de critérios para a elaboração da estatística criminal; e na representação à autoridade competente para a interdição, no todo ou em parte, de estabelecimento penal. Além das competências previstas na LEP, o Regimento Interno do CNPCP (Portaria nº 1.107, de 5 de junho de 2008) prevê como atividades do referido Conselho mais uma série de outras atribuições.

O professor Pery Francisco Assis Shikida, graduado, mestre, doutor e pós-doutor em Economia, é pioneiro no estudo da economia do crime no Brasil tendo como base o uso de dados primários obtidos junto aos presos em estabelecimentos penais. Suas pesquisas completaram 20 anos exatamente neste ano, sendo que no ano passado foi lançado o livro “Memórias de um pesquisador no cárcere”.

Para o professor, “esta nomeação coroa uma carreira de vinte anos em economia do crime e dentro de estabelecimentos prisionais, coroa uma área do direito e economia conhecida como Law and Economics, coroa a Unioeste, que se projeta nacionalmente, mas respaldada pela meritocracia. Em suma, é uma honra enorme, ao mesmo tempo em que os desafios são exponencias”. Contudo, frisa o professor Pery Francisco Assis Shikida, “continuarei sendo a mesma pessoa simples que sempre fui, só que terei que usar uma vez por mês terno nas reuniões no Ministério da Justiça”.
WhatsApp Image 2019 03 01 at 15.32.25

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.