Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável

WhatsApp Image 2019 03 01 at 11.51.55 AM
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) foi criado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em 2012. Iniciou com o curso de mestrado, e após cinco anos o curso de doutorado foi inaugurado. O programa destaca-se pela multi e interdisciplinaridade, focando na agricultura familiar, produção sustentável e ecológica, desenvolvimento agroindustrial, por meio de ações extensionistas de pesquisas e aplicação de projetos inovadores.

Segundo o coordenador do curso, prof. Dr. Wilson João Zonin, a execução de políticas públicas que envolvem as múltiplas dimensões do desenvolvimento rural sustentável é por meio de abordagens temáticas do planejamento, das mudanças sociais e evoluções tecnológicas. A gestão agrícola, ambiental e agroindustrial é atrelada a fatores como a territorialização: do ambiente, da sociedade, e outros.

O PPGDRS faz parte do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste, sediado no campus de Marechal Cândido Rondon, e desde o princípio objetivou atender às novas demandas da sociedade relacionadas à qualificação profissional e produção de conhecimento, buscando auxiliar no desenvolvimento agropecuário e agroindustrial, alicerçado na realidade socio-ambiental e impulsionado por processos de inovação.

O curso abrange todos os campi, mas sua concentração é no campus de Marechal Cândido Rondon. No dia 18 de março, às 14 horas, os 110 alunos de mestrado e doutorado recebem o Secretário da Agricultura do Estado, Norberto Ortigara, que em uma palestra aberta ao público, em conjunto com o Centro de Ciências Agrárias, explicará o cenário regional da agricultura, as novas estratégias, e afins.

No dia 19 de março será realizada a aula inaugural, às 9 horas, que conta com a contribuição do representante da FAO no Brasil, dr. Rafael Zavalla. Rafael irá abranger a agricultura e segurança alimentar nutricional na América Latina, iniciando assim o ano letivo de 2019 para o programa em desenvolvimento rural sustentável. Essa aula é aberta para todo público que se interessar.

O professor explica que, pelo curso ser o único do país com esse título e abrangência, há uma grande procura de docentes e pesquisadores. “Hoje em termos de professores e alunos, este é o maior curso da Unioeste. O programa surgiu de uma experiência extensionista, onde dois programas foram fundamentais: Universidade sem Fronteiras e o programa Cultivando Água Boa. Essas inovações que aconteceram foram as grandes motivações para que criássemos novos programas”.

As ações de extensão vêm pautadas nos processos de gestão ambiental, utilização de energias renováveis, gestão em micro-bacias, metodologias participativas, processos de certificação, formas associativas e tecnologias sociais. Isso contribui para o processo de inovação social e tecnológica no espectro da agricultura familiar e agroindustrial. Por isso, os principais objetos de estudo focam nos processos de mediação e organização social, como por exemplo o associativismo e cooperativismo, extensão rural pública, privada e divulgação científica.

WhatsApp Image 2019 03 01 at 11.51.55 AM 1