Unioeste forma a primeira estudante do PEC-G

Na última quinta-feira (14/02), nas dependências do Teatro Municipal de Toledo, ocorreu a Cerimônia de Colação de Grau dos formandos dos cursos de Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura, Ciências Econômicas, Filosofia, Secretariado Executivo e Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Toledo.

Jannette Fonseca Mandim é estudante oriunda do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), e veio de Guiné-Bissau para cursar Serviço Social na Unioeste. Ingressou em 2012 por meio de seleção do PEC-G, e mesmo depois de dificuldades, concluiu o curso e colou grau na noite de quinta-feira.

Segundo a recém-formada, sua passagem pela Unioeste foi um mundo novo e cheio de surpresas, “pude conhecer um Brasil diferente daquilo que conheci na mídia, fiz amizades incríveis, amadureci bastante em termos de relacionamento pessoal e profissional. Enfim, a Universidade me proporcionou uma base sólida para trilhar em diversos caminhos da vida. Gostaria de agradecer todos os professores e a Unioeste pela oportunidade."

A responsável institucional pelo PEC-G na Unioeste, Marta Assenza, esteve presente na cerimônia e destacou o esforço da estudante para concluir o curso, além do apoio que ela sempre teve dos docentes, coordenadores e principalmente dos colegas do curso, que foram imprescindíveis para a formação de Jannette.

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação

O PEC-G, criado oficialmente em 1965 pelo Decreto nº 55.613 e, atualmente regido pelo Decreto nº 7.948, oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Desde 2007, quando o convênio foi firmado entre a Unioeste e o MRE, o programa já trouxe para a Unioeste 10 estudantes. Hoje, a Unioeste conta com 5 estudantes do Programa, oriundos de Angola, Benim, Paraguai, Peru e Guiné-Bissau.

Jannette é a primeira estudante do PEC-G a concluir um curso na Unioeste, de acordo com Marta, foi gratificante acompanhar esse processo, “o objetivo do programa foi alcançado e a partir de agora a estudante pode retornar para o seu país e aplicar os conhecimentos e experiencias adquiridos no curso e durante seu percurso aqui na Unioeste”
51925997 2250267061698630 7645351402482434048 o