Cooperação da Unioeste com desenvolvimento regional de Mercedes - PR

Na última sexta-feira (15) a equipe do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) esteve reunida com o secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comercio e Trabalho do Município de Mercedes - PR, Sergio Paulino Groff.

A reunião, presidida no campus de Toledo da Unioeste, teve como pauta as ações que o NDR irá desenvolver em conjunto com a municipalidade. No ano de 2018, foi firmado um termo de cooperação entre a Unioeste e o município de Mercedes, no qual ambas as instituições se comprometiam em dialogar e realizar atividades conjuntas em prol do desenvolvimento municipal.

Dentre as atividades previstas, algumas já avançaram de forma significativa, como a elaboração do projeto de construção e implantação da Incubadora de Desenvolvimento Agroambiental. Esse projeto foi elaborado pelo NDR, em parceria com o engenheiro Sergio Paulino Groff e com os professores Camilo Freddy Morejon, Jandir Ferrera de Lima, Lucir Alves e Gustavo Alves. Além da Incubadora, também foram acertadas ações de capacitação técnica e estudos de viabilidade econômico-financeira de algumas potencialidades apresentadas pelo município e até então pouco aproveitadas.

A reunião também contou com a presença do professor Ricardo Rippel, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) - Toledo, e do vice-reitor Moacir Piffer, que reiterou o papel da Universidade no desenvolvimento da comunidade e seu compromisso em prol do desenvolvimento regional. O Professor Moacir também chamou a atenção para os esforços que atual gestão vem fazendo no sentido de aproximar a Universidade e a sociedade.

O atual coordenador do NDR, professor Jandir Ferrera de Lima comentou que desde sua criação o NDR vem abrindo diálogo com os municípios e organizações do Oeste do Paraná para contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento dessas entidades. Muitas parcerias e atividades foram já executadas, seja na região ou em outras localidades brasileiras.Reuniao NDR fevereiro