Central de Notícias

Huop recebe equipe do Projeto Lean nas Emergências

Após o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) ser selecionado para o novo ciclo do Projeto Lean nas Emergências, os representantes do Hospital Sírio-Libanês - que é o instrumento de execução do projeto – expuseram nesta quarta-feira (23) a metodologia do programa para os servidores do hospital.

Para exprimir as finalidades do projeto, o dr. Gutemberg Lavosier, do Hospital Sírio-Libanês e o especialista em processos Daniel Meira fizeram uma apresentação no Auditório do HUOP. Na ocasião, demonstraram a estrutura e ordenação do Projeto Lean, como deve funcionar para que se atinja o êxito. Por meio de reorganização dos hospitais, melhoria de fluxo de internados, mudança de processos, definição, análise, execução e controle do plano.

 “Com a reestruturação de funcionamento conseguimos atingir melhores resultados em menos tempo. A intenção de diminuir filas emergenciais é primordial, e vemos que os hospitais que já aplicam o projeto já tiveram aproximadamente 57% de redução no tempo de espera entre entrar no hospital e ser atendido por um médico. Isso permite maior faturamento e funcionamento ao hospital. Pensar na alta do paciente no momento em que ele entra no hospital também é uma das ferramentas de otimização dos leitos”, explica Daniel Meira. 

O diretor geral do HUOP, Edison Leismann esclarece que “este é um projeto do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, e nos últimos três anos 16 hospitais tiveram acesso a este programa, e no ano anterior foram 20 selecionados, entre eles o HU. Não custa nada ao hospital, o intuito é trazer a melhoria sem maiores investimentos financeiros”.

A aplicação desse projeto no HUOP, permite não só a melhoria para o atendimento regional, mas também maior qualidade de ensino aos residentes no hospital universitário. O dr. Allan Araújo, diretor pedagógico do HU, reitera que “é importante ensinarmos novas técnicas aos alunos, a fim de formar melhores profissionais, e alcançar uma melhor assistência para a população”. asdfsa

O Projeto Lean

Batizado de “Lean nas Emergências”, o projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). É uma iniciativa do Ministério da Saúde, implementado pelo Hospital Sírio-Libanês.

O projeto piloto começou há um ano em seis unidades do SUS e já apresentou melhorias significativas, por meio da capacitação na metodologia “Lean”, que consiste em transformar realidade gerenciais, potencializar resultados, melhorar e aproveitar o potencial humano.

Lean é uma filosofia de gestão para melhoria de processos baseados em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

As ações implantadas baseiam-se principalmente na redução de sete desperdícios: Falta de qualidade, espera, estoques, movimentação, transporte, processos desnecessários e superlotação. Todos os setores do Hospital serão acompanhados e orientados pelos consultores do projeto.

O HUOP, como referência em diversos serviços prestados, com atendimento 100% SUS, foi um dos contemplados para receber as indicações Lean. WhatsApp Image 2019 01 23 at 11.05.04 AM

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.