Professor da Unioeste tem doutorado defendido na Argentina

Na última segunda-feira (17), o professor do curso de Ciências Econômicas, Sérgio Lopes, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, teve seu doutorado em Economia defendido na Escuela de Graduados – Universidad Nacional de Córdoba - AR.

Sua tese “instituciones y organismos públicos em el proceso de industrialización y crecimiento económico en brasil”, teve como objetivo analisar o papel das instituições e organismos públicos no processo de crescimento industrial no Brasil, no período 1930-1980, utilizando-se da teoria institucionalista da Nova Economia Institucional-NEI, do economista Douglass North e do marco conceitual de institucionalismo inclusivo, dos economistas Daron Acemoglu e James Robinson. Ambos os enfoques teóricos sustentam que as instituições são fundamentais para o desempenho econômico de um país.

Segundo o professor, o estudo parte do princípio de que a literatura econômica brasileira, baseada nos pressupostos teóricos da economia convencional, não trata dos aspectos institucionais em suas análises. Por isso, parte-se da hipótese de que as instituições importam e têm desempenhado papel preponderante no processo de desenvolvimento da indústria e no crescimento econômico do Brasil. Para isso, foram identificadas as mudanças estruturais no crescimento do PIB, da renda per capita e da estrutura dos setores produtivos da economia brasileira, onde se constatou o papel e a importância do setor industrial como motor do crescimento econômico e da renda per capita.

Em seguida, explica ele, foram identificados os objetivos e as características das instituições formais e dos organismos públicos (judiciais, educacionais, trabalhistas, econômico-financeiros) criados com o objetivo explícito de proporcionar apoio e estímulos de toda ordem às atividades económicas em geral e especialmente as direcionadas à indústria. Também se analisou o papel do Estado no processo industrial através planejamento econômico e como Estado-Empresário, através das empresas estatais.

Por fim, o professor conclui que no período 1930-1980, o Brasil desenvolveu um conjunto robusto de instituições e organismos públicos, ou seja, um arcabouço institucional que sustentou o processo de industrialização no país. Esta matriz institucional, ao estabelecer as regras do jogo e garantir direitos de propriedade, criou um ambiente econômico confiável e propiciou incentivo e oportunidades aos agentes econômicos em geral e às atividades industriais em particular. Portanto, as instituições exerceram importante influência no processo de desenvolvimento da indústria e do crescimento econômico brasileiro.

Sérgio tem graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel (1984), atual Unioeste; mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente, é professor titular da Unioeste.

WhatsApp Image 2018 12 20 at 11.57.07