Central de Notícias

Professoras da Unioeste participam de agenda internacional no México

Entre os dias 29 de outubro e 06 de dezembro de 2018 a professora Dra. Yonissa Marmitt Wadi e a professora Dra. Andréia Vicente da Silva, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), estiveram no México cumprindo uma agenda transversal de atividades, várias das quais relacionadas ao acordo de cooperação celebrado entre a Unioeste e a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

Uma das ações concretas deste acordo é o projeto de investigação “El estudio del campo “psi” en América Latina desde las ciencias sociales: aspectos teóricos y metodológicos”, desenvolvido com apoio do Programa de Apoyo a Proyectos de Investigación e Innovación Tecnológica da UNAM (PAPIIT IN 302917).

Além do projeto, a Dra. Yonissa participou do evento Jornada Pasado y Presente de la Salud Mental: viejos y nuevos desafíos, realizado no Instituto de Investigaciones Dr. José María Luis Mora. Na sequência, a professora atuou no II Taller Discusión sobre fuentes y metodologías de estudio de los fenómenos "psi", apresentando um trabalho que constituirá futuramente um capítulo do livro decorrente do projeto, no Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades (CEIICH), da UNAM. O Taller é uma das atividades do projeto financiado pelo PAPIIT-CEIICH/UNAM, que conta com participação de pesquisadores do México, Argentina, Brasil e Estados Unidos.

Além disso, a Dra. Yonissa participou de reuniões de trabalho, com a Dra. Teresa Ordorika da UNAM e Dra. Alejandra Golcman, da Universidade Nacional de Tucumán (UNT/Argentina), coordenadoras do projeto para organização das próximas atividades deste, sendo a primeira delas um encontro de pesquisa na cidade de San Miguel Tucumán (Argentina), a ser realizado no primeiro semestre de 2019. Com a Dra. Golcman, a Dra. Yonissa tratou também da organização de um acordo de cooperação internacional entre a Unioeste e a UNT.

Durante a estadia no México, a professora Dra. Andréia Vicente da Silva apresentou inicialmente resultados de sua pesquisa a respeito dos rituais de morte, que vem sendo realizada em cemitérios de Cascavel e Toledo, no “VIII Congresso Internacional Imagens da Morte”, que foi realizado na Universidade Autônoma do Estado de Hidalgo. A mesa em que a professora apresentou suas considerações foi composta de especialistas em estudos cemiteriais do Brasil, Argentina, Paraguai e México. Em seguida, a professora Andréia seguiu em viagem para a Cidade do México, para reunir-se com pesquisadores da UNAM com o objetivo de estabelecer diálogo com professores especialistas na temática dos estudos da religião e da morte, entre os quais destaca-se o professor Dr. Roberto Martínez González e o professor Dr. Gerardo Lara Cisneros que são pesquisadores do Instituto de Investigaciones Históricas (IIH).

Segundo a professora Dra. Yonissa, “a agenda no México foi extremamente proveitosa já que permitiu estabelecer relações de pesquisa e trocas acadêmicas internacionais colocando a Unioeste no circuito de universidades das Américas. Não só estimulou trocas de conhecimentos, mas fortaleceu projetos e ampliou sua divulgação, e com isso, produz mais impacto e colocam as universidades em posições de relevância”.

Texto: Yonissa Marmitt Wadi

1

3

WhatsApp Image 2018 12 18 at 14.59.12 1

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.