Curso de extensão sobre geoprocessamento encerra sua primeira edição

Durante o período de 01 de agosto a 12 de dezembro de 2018, o Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo, coordenado pelo Prof. Jandir Ferrera de Lima, ofertou pela primeira vez o curso de extensão intitulado “Introdução ao geoprocessamento e desenvolvimento”.

O curso foi ministrado pelo Professor Lucir Reinaldo Alves, docente do curso de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) da Unioeste, e pela acadêmica e bolsista do curso de Ciências Econômicas, Cristiane Rodrigues.

O curso objetivou fornecer um instrumental de análise para a compreensão dos fenômenos espaciais e regionais, com a utilização de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) a partir de softwares livres, para a utilização de informações socioeconômicas de dados secundários diversos com foco espacial e, assim, colaborar para a resolução de problemas do desenvolvimento regional e para a tomada de decisões em geral.

Os alunos receberam formação para a utilização de um instrumental de análise geoespacial para a construção de mapas temáticos, mapas de fluxos e diversos outros outputs relacionados aos SIGs para a compreensão da dinâmica das cidades e regiões. Mas não somente, também tiveram acesso a um instrumental de análise que proporcionará um melhor entendimento sobre a distribuição da informação no espaço municipal. Desta forma, este instrumental de análise contribuirá para que os alunos possam utilizar deste conhecimento como uma estratégia de decisão e de análise de grande utilidade.

Dentre os temas que foram abordados com maior profundidade destacam-se: principais conceitos sobre geoprocessamento; tipos de dados geográficos; arquivos shapefiles; bancos de dados; dependência espacial; SIGs; funções gerais sobre software aberto em SIG; agregação de polígonos; criação de mapas temáticos; criação de mapas de fluxos; além de diversos exercícios práticos.

De acordo com o professor Lucir Alves “Foi uma primeira experiência em ofertar o curso de geoprocessamento, uma área que tive o meu primeiro contato em meu mestrado em desenvolvimento regional em 2008 e que gosto muito de estudar. Tenho utilizado cada vez mais em minhas pesquisas e disciplinas. Sei do potencial das ferramentas do geoprocessamento, não só em estudos e pesquisas na academia, mas também como uma ferramenta com muito potencial para ser utilizada no planejamento e análises de instituições públicas e privadas. Repassar um pouco do potencial desse ferramental me deixa muito feliz e com a expectativa de o ver ser utilizado na prática das políticas públicas e nas empresas de uma forma geral. Foi uma experiência fantástica. Vimos os alunos de graduação e pós-graduação utilizando geoprocessamento em suas pesquisas e os profissionais utilizando em suas instituições e empresas, ou seja, o objetivo do curso foi atendido. Ano que vem será ofertado novamente. Queremos ver o geoprocessamento sendo cada vez mais utilizado e difundido”.

Texto: Lucir Alves

hj