O impacto do curso de Medicina na região Sudoeste

A implantação do curso de Medicina em Francisco Beltrão - PR representou um marco, tanto para a região Sudoeste como para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O primeiro vestibular de medicina foi realizado nos dias 29 e 30 de julho de 2012 e contou com mais 4 mil candidatos disputando a uma das primeiras 40 vagas do curso.

O curso começou a funcionar em fevereiro de 2013 e, no último sábado (24), 36 dos 40 integrantes da primeira turma se formaram. Na cerimônia, 27 estudantes receberam o diploma de bacharel em medicina; os outros 9 alunos, realizaram colação de grau extemporâneas devido a requisição de concursos públicos.

Recentemente, o curso de Medicina da Unioeste de Francisco Beltrão foi reconhecido pelo Governo do Estado. Após anos de luta da Instituição pelo curso de Medicina, a conquista do bacharel da Unioeste foi uma importante contribuição para o avanço e melhora da área da saúde em toda a região Sudoeste do Estado.

Centro de Ciências da Saúde

Com a abertura do curso de Medicina, o Governo do Estado do Paraná autorizou, em 2012, a realização o processo licitatório para dar início às obras da estrutura física que hoje abriga os cursos de saúde da Unioeste do campus de Francisco Beltrão. A autorização foi entregue pelo representante do Governo do Estado na ocasião, Deputado Estadual Ademar Traiano, ao reitor da Universidade, professor Paulo Sérgio Wolff, e ao prefeito do município, Wilmar Reichembach. Para a primeira etapa da obra, o ex-governador Beto Richa liberou R$ 2,4 milhões.

O Centro de Ciências da Saúde está capacitado a atender os acadêmicos dos cursos de Medicina e Nutrição da Unioeste de Francisco Beltrão e, posteriormente, estudantes de novos cursos na área da saúde que a Instituição venha a oferecer.  Além da função educacional, sua estrutura é de fundamental importância para a qualificação dos cursos da área da saúde devido a criação de diversos novos laboratórios.

O complexo possuí edificações que contemplam as áreas de ensino, laboratórios, salas de aula, áreas administrativas, biblioteca e ambulatório. Além disso, a obra também conta com Restaurante Universitário para atender às necessidades da comunidade estudantil.

Com uma área total de 9.293,83 m², o investimento aplicado na obra foi de R$ 14.091.296,63. As aulas no Centro de Ciências da Saúde começaram em março de 2017.

WhatsApp Image 2018 11 30 at 15.48.19

WhatsApp Image 2018 11 30 at 15.48.20