Pesquisadores apresentam resultados de pesquisa no ENCITEC

Os pesquisadores Moacir Piffer, atual vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Lucir Reinaldo Alves e Jandir Ferrera de Lima, integrantes do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Unioeste, apresentaram para a comunidade acadêmica os resultados preliminares de duas atividades de pesquisa financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ) e pela Fundação Araucária (PR).

A apresentação ocorreu durante o XIVº ENCITEC - Encontro Científico e Tecnológico realizado na Faculdade Assis Gurgacz - FAG Toledo. Segundo o professor Jandir Ferrera de Lima, “as atividades de pesquisa do NDR e dos docentes do Colegiado de Economia da Unioeste, campus Toledo, são socializadas aos acadêmicos anualmente, por meio de atividades de pesquisa e eventos, tais como as conferências do NDR, minicursos, semanas acadêmicas. Porém, há a necessidade de apresentar essas pesquisas no espaço disponível em outras instituições de ensino superior para disseminarmos os avanços da Unioeste na área de estudos do desenvolvimento”.

As pesquisas apresentadas no ENCITEC foram sobre “A Nova Base Econômica do Estado do Paraná”, financiada pelo CNPQ e coordenada pelo vice-reitor da Unioeste. O professor Moacir Piffer explica que seu estudo foi encerrado e relatado ao CNPQ nesse ano “a pesquisa trata da dinâmica da economia regional, em especial aquelas atividades produtivas que são motoras. Os resultados preliminares foram apresentados aos acadêmicos da Unioeste durante o EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica e Semana Acadêmica do campus de Toledo. Agora, tivemos a oportunidade de expor esses resultados durante esse evento da FAG, disseminando as atividades que vem sendo desenvolvidas no Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC)”.

A segunda pesquisa, coordenada pelo professor Jandir Ferrera de Lima e ainda em andamento, foi sobre o “Desenvolvimento e Desigualdade Regional na Fronteira Sul do Brasil”, conduzida pela Fundação Araucária (PR). O professor explica que “essa pesquisa foca na dinâmica da faixa de fronteira e seus desdobramentos em termos de perfil de desenvolvimento econômico nos últimos anos. A temática da fronteira tem sido recorrente nas atividades dos pesquisadores que compõem o NDR e o GEPEC”.

Ambas as pesquisas contaram com a colaboração de acadêmicos e docentes da Unioeste, em especial do professor Lucir Reinaldo Alves, economista, doutor em Geografia e docente no campus de Toledo, que trabalha o aspecto da análise regional e do geoprocessamento dos dados socioeconômicos das pesquisas. Recentemente, o professor Lucir foi convidado para compor um grupo de pesquisas internacional, vinculado a Regional Studies Association, que está mapeando a dinâmica regional dos países periféricos.

Piffer Easy