63º Fórum da ABRUEM

Logotipo Unioeste

No último feriado, foi realizado o 63º Fórum da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). O congresso, que reúne 42 instituições de todo o Brasil, busca aprofundar as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

A Abruem sistematiza câmaras, a fim de planejar, durante o ano, propostas, soluções e alternativas para as universidades associadas. As sete câmaras (Graduação; Pós-Graduação; Extensão; Internacionalização e Mobilidade; Educação à distância; Saúde e Hospitais de Ensino; e Gestão, Governança e Legislação), são administradas por representantes legais das universidades. O reitor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Paulo Sérgio Wolff e a pró-reitora de Graduação da Unioeste, Elenita Conegero Pastor Manchope, são responsáveis pelo conselho da câmara de Graduação.

Nesta edição, o evento foi sediado em Campo Grande – MS, entre os dias 12 e 14 de novembro. Além das atividades referentes às reitorias, a Universidade Estadual do Mato Grosso Sul (UEMS), apresentou as tipicidades da região, tradições e alimentos.

Durante o evento, ainda houve palestras que visavam orientar os reitores quanto às pautas como pesquisa, internacionalização, inovação e outros. Todas as câmaras foram apresentadas com o objetivo de oferecer apoio às universidades, aos docentes e discentes das instituições.