Farmácia Escola participa de campanha para rastrear diabetes

A Farmácia Escola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, irá participar da campanha Novembro Diabetes Azul 2018, realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com o objetivo de rastrear casos suspeitos de Diabetes Mellitus. A campanha irá acontecer no período de 26 a 30 de novembro e envolverá mais de 400 farmácias do Brasil, incluindo farmácias privadas e universitárias.

A ação consta também com o apoio da Secretaria de Saúde do município de Cascavel e dos alunos do curso de graduação em farmácia e do curso de Residência em Farmácia Hospitalar da UNIOESTE. As atividades da campanha serão realizadas na Farmácia Escola das 8:00 às 12:30h. A Farmácia Escola da UNIOESTE Cascavel localiza-se no Bloco de Clínicas, ao lado da Clínica de Odontologia da UNIOESTE (contato: (45) 3220-3270/3220-3192).

Segundo a coordenadora da Farmácia Escola, Profa. Patricia Guerrero de Sousa, podem participar desta campanha pessoas de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos, SEM DIAGNÓSTICO DE DIABETES MELLITUS. Pacientes com diabetes mellitus poderão procurar a Farmácia Escola para orientações em outros períodos. Todos os participantes farão teste de glicemia capilar e terão a circunferência abdominal, peso e altura medidos, além de serem submetidos à avaliação do risco de desenvolvimento do diabetes (Finnish Diabetes Risk Score - FINDRISC).

logo CFF 01

RELEVÂNCIA SOCIAL

O diabetes mellitus é uma das doenças crônicas mais relevantes do mundo, representando uma parte importante da morbidade, mortalidade e dos gastos em saúde no Brasil. O conhecimento adquirido com os resultados atualizados de prevalência de pessoas em condições de risco para o desenvolvimento de diabetes mellitus trará um benefício coletivo, pois políticas públicas de saúde em nível municipal, estadual e federal poderão ser desenvolvidas com base em estatísticas mais atualizadas. Além disso, a exploração do potencial das farmácias na prestação de cuidados primários poderá direcionar ações por parte dos interessados, contribuindo para o sistema de saúde como um todo.

Segundo a International Diabetes Federation, mais de 5,7 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem. Outros 14,6 milhões correm o risco de desenvolvê-lo. No Brasil, existe uma grande proporção da população que possui diabetes ou alto risco para a doença, que desconhece sua condição. Ações de rastreamento em saúde podem contribuir para detecção precoce da doença, através do encaminhamento de casos suspeitos para diagnóstico e tratamento, prevenindo desta forma as complicações crônicas da doença, que surgem a longo prazo.

Fonte: http://www.cff.org.br/pagina.php?id=826

CAMPANHA DIABETES NÃO TEM CARA. FAÇA O TESTE/2018