Grupo de pesquisa é premiado pela revista Einstein

A ex-mestranda Jhenifer Karvat, juntamente com o Grupo de pesquisa em Morfologia e Ultraestrutura Animal da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), teve seu trabalho reconhecido nacionalmente ao ser premiada pela Revista Einstein, como um dos três melhores artigos publicados em 2018.

O artigo foi parte da dissertação de Mestrado de Jhenifer, que foi mestranda do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde na Unioeste de Cascavel e, que atualmente faz doutorado em Neurociências na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Segundo Jhenifer, o reconhecimento foi fruto da dedicação e parceria que estabeleceu com seu orientador, o professor Gladson Ricardo Flor Bertolini, que para ela, foi peça chave no desenvolvimento do trabalho. As professoras Lucinéia Ribeiro, Rose Meire Costa Brancalhão, José Luis Silva, juntamente com a mestranda Lizyana Vieira e Camila Mayumi Martin Kakihata também contribuíram para a realização do estudo.

É a segunda vez que o grupo é premiado pela revista: em 2016, ficaram em 3º lugar, quando concorreram com Unesp e Unicamp. De acordo com a professora Lucineia, o mestrado é novo, mas já vem colhendo bons frutos.

Para o professor Gladson, é satisfatório conseguir essa premiação: “ficamos muito felizes, justamente por estarmos vivendo um período tão complicado com relação à pesquisa, é gratificante ser reconhecido nacionalmente”.

Jhenifer relata que foi uma surpresa receber o prêmio, “quando finalizamos o artigo e o enviamos à revista, não imaginava que poderia receber um prêmio. Ao receber o e-mail da premiação fiquei muito feliz, foi gratificante saber que o trabalho e todo esforço foi reconhecido e premiado com o segundo lugar”.

“Mesmo com as dificuldades e concorrendo com grandes Universidades, que consequentemente acabam tendo mais apoio institucional e recursos, conseguimos uma ótima colocação, isso é resultado de muito esforço e dedicação, nossos alunos são muito determinados e comprometidos”, ressalta a professora Lucinéia.

A premiação em dinheiro no valor de R$ 3.000,00 reais (três mil reais) pagará parte de um equipamento que dará continuidade aos trabalhos.

A revista premiou em 1° lugar a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e em 3° lugar a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Revista