Professora da Unioeste participa de palestra na Itália

Fabíola Villa, professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Marechal Cândido Rondon, Centro de Ciências Agrárias (CCA), irá proferir nessa terça-feira (20) a palestra intitulada “Olivicultura Argentina e do sul do Brasil: novas problemáticas e grandes oportunidades”, na cidade de Porano, na Itália.

A palestra tem como objetivo discutir sobre os problemas e oportunidades da olivicultura Argentina e do sul do Brasil (Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

Além da Unioeste, pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA - Argentina) também irão apresentar a pesquisa realizada sobre a oliveira com particular referência ao impacto de altas temperaturas na produtividade e qualidade do azeite em relação às cultivares, ao ambiente e interação destes dois fatores. Serão também apresentadas algumas questões relacionadas às técnicas de gestão agronômica do olival no contexto da mudança climática, avaliando possíveis soluções a fim de minimizar esta problemática.

Segundo Fabíola, após o término da apresentação do seminário será discutida a possibilidade de projetos e parcerias entre a Itália, Argentina e Brasil, que incluem as aplicações de isótopos estáveis nos estudos fisiológicos das relações planta-ambiente em relação aos estresses bióticos e abióticos. Finalmente, será apresentado o potencial das técnicas isotópicas e espectroscopia Raman para a rastreabilidade e autenticação de azeite extra virgem.

177493849