Vice-cônsul do Japão visita campus de Cascavel

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu no dia 9 de novembro, a visita da vice-cônsul do Japão, Sra. Akiko Kikuch. Além de participar da reunião de cooperação, a vice-cônsul conheceu a estrutura do campus de Cascavel e a reitoria da Unioeste.

A agenda prevista para o encontro contou com a participação do reitor da universidade, professor Paulo Sérgio Wolff, do vice-reitor, professor Moacir Piffer, do assessor de relações internacionais, professor Pery Shikida, do assessor-adjunto de relações internacionais, professor Rafael Mattiello, do diretor administrativo do Hospital Universitário, sr. Rodrigo Suzuki e do presidente da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel (ACEC), Sr. Masayuki Inomata.

Diversos tópicos que visam aprofundar a relação entre Brasil e Japão foram discutidos, em especial, a busca por soluções para problemas conjunturais foram abordadas. Foi concordado entre os participantes, que ambos países podem auxiliar um ao outro de forma bilateral, através de atuação conjunta e colaborativa, considerando as potencialidades de desenvolvimento de cada país, como é o caso da área de Engenharia de Pesca, no campus de Toledo, que possui estreita relação com um dos setores mais importantes da economia japonesa.

Para a vice-cônsul do Japão sra. Kikuchi, “o Japão precisa melhorar a produtividade e pode utilizar a Unioeste e a técnica aqui apresentada para fomentar o desenvolvimento com o Brasil por meio de relações bilaterais”. O sr. Inomata, presidente da ACEC, também esteve presente no encontro, representando o empresariado da região, reforçando a relação entre a universidade e as empresas dentro da parceria Brasil-Japão.

Além da visita a Unioeste, a vice-cônsul teve como principal missão participar da IV Nipofest, realizada nos dias 11 e 12 de novembro, em cascavel. O evento que foi criado por imigrantes e descendentes de japoneses, tendo uma agenda cultural intensa, cujo objetivo visou trazer um “pedacinho” do Japão a Cascavel. Para saber mais da agenda internacional da Unioeste, acesse: http://www.unioeste.br/people

WhatsApp Image 2018 11 20 at 9.08.46 AM