Professor Moacir Piffer recebe homenagem

O professor Dr. Moacir Piffer, vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, docente do Colegiado de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e de Economia, foi homenageado pelos seus colegas do Colegiado de Economia e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste. A homenagem foi alusiva aos 35 anos de carreira docente do Professor Moacir Piffer e seu papel na construção da Ciência Regional na Universidade.

O professor Moacir ingressou no quadro docente da Unioeste, antiga Facitol, no ano de 1983. Foi chefe de departamento, líder de grupo de pesquisa, coordenador de curso, diretor de campus, fundador da área de desenvolvimento regional e, atualmente, é vice-reitor da Unioeste. A trajetória do professor Moacir foi marcada pela defesa da Universidade pública, gratuita, democrática, de qualidade e voltada à comunidade. Tanto que nas décadas de 1980 e 1990 participou do movimento de criação da Unioeste, com a encampação das fundações municipais existentes na região que ofereciam formação superior. Em 2013, a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), em reconhecimento a trajetória de docente e pesquisador, criou o Prêmio Moacir Piffer de Iniciação Cientifica, de âmbito nacional. Dentre os pesquisadores da área de economia do desenvolvimento, o professor Moacir Piffer figura com uma produção cientifica de grande relevância, marcada pela publicação de papers acadêmicos, livros e premiações.

Numa cerimônia marcada pela emoção, realizada no mini auditório da Unioeste, em Toledo, durante a semana acadêmica do Curso de Economia, o professor Moacir Piffer recebeu o reconhecimento dos seus colegas docentes, discentes e representantes de organizações regionais pela sua trajetória em prol da Ciência Econômica, dos estudos do desenvolvimento regional, da criação de grupos de pesquisas e da defesa da Unioeste. Nas palavras do professor Ricardo Rippel, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicada (CCSA), campus de Toledo, “temos certeza que assim como os corais você trouxe um amadurecimento e um fortalecimento em seus anos dedicados ao nosso curso e à Unioeste”.

Moacir

Texto: Jandir Ferrera de Lima