Projeto trabalha prevenção ao HPV em comunidade quilombola

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, a comunidade Quilombola de Palmas ganhará um novo projeto de saúde.

O programa “Educação e Prevenção sobre HPV x Alimentação” será implantado na segunda quinzena de novembro e terá duração de 12 meses.

Buscando promover ações de educação, prevenção e promoção em saúde, o programa da Universidade sem Fronteiras da SETI (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), realizado pela Unioeste, atuará no município na comunidade quilombola Adelaide Maria Trindade Batista.

De acordo com a coordenadora do projeto, doutora Léia Carolina Lucio, o programa nasceu a partir de um projeto realizado em Palmas, em fevereiro de 2018, na própria comunidade quilombola, e visa informar e educar principalmente as mulheres que são as principais atingidas. “Trabalhar com a prevenção e educação para minimizar os índices de HPV e Câncer de Colo uterino na população feminina da comunidade”, afirma a doutora.

Aproximadamente 200 mulheres participaram do projeto.“O público-alvo são mulheres quilombolas pertencentes a comunidade Adelaide Maria Trindade Batista sexualmente ativas ou não”, completou Léia.

O Programa

O estudo propõe desenvolver atividades extensionistas, científicas, de ensino, em particular com o público feminino, mas não exclusivamente. Entre as ações está a divulgação da importância e realização de exames rotineiros de saúde, a manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada e, de forma geral, a ampliação do conhecimento e acesso à saúde com intuito de minimizar as dificuldades diagnosticadas na população.

As pesquisas a serem realizadas, sobre a incidência do HPV e as correlações nutricionais, além de agregar informações científicas sobre a população quilombola feminina, fornecerá embasamento teórico para futuras pesquisas nacionais e internacionais.

As investigações sobre a saúde, incluindo verificação da incidência e diagnóstico do HPV X aspectos nutricionais, especialmente da população feminina da comunidade quilombola Adelaide Maria Trindade Batista, associadas a atividades preventivas visam promover e auxiliar as ações de saúde já realizadas com a população. A ideia central da presente proposta surgiu a partir de uma visita feita a comunidade, através do Projeto PETSaúde/GraduaSUS da prefeitura municipal de Pato Branco - PR em parceria com a Unioeste, Campus de Francisco Beltrão.

Objetivo

O presente projeto busca promover ações de educação, prevenção e promoção em saúde envolvendo as temáticas HPV X nutrição, especialmente, da população feminina de uma comunidade quilombola no sudoeste do Paraná.

Objetivos Específicos e Ações a serem desenvolvidas no período de pelo menos 12 meses:

• Promover saúde através de atividades extensionistas (rodas de conversa, palestras, entrevistas, oficinas);
  • Esclarecer à comunidade a importância da prevenção de doenças através da rotina de exames;
  • Orientar ações de uso dos recursos próprios da comunidade como o consumo de plantas medicinais;
  • Identificar os fatores de risco associados à infecção genital pelo HPV em mulheres quilombolas do município de Palmas - PR;
  • Estimar a prevalência do HPV na população estudada;
  • Avaliar o estado nutricional das mulheres quilombolas;
  • Dosar os níveis de vitamina A, C e E no plasma de mulheres quilombolas;
  • Avaliar o consumo alimentar de antioxidantes em mulheres quilombolas, analisando a adequação do consumo de alimentos fontes de carotenoides, vitamina C e E;
  • Intensificar a realização do exame ginecológico preventivo, Papanicolau, entre as mulheres quilombola;
  • Promover momentos de educação sexual nas escolas;
  • Abordar os aspectos da saúde da comunidade quilombola através de palestras/cursos;
  • Aproximar a universidade da comunidade estreitando as relações entre os atores envolvidos através de trocas de conhecimento científico X realidade local;
  • Contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde voltadas as comunidades quilombola, especial, Comunidade Adelaide Maria Trindade Batista (Palmas, PR), foco central da proposta;
  • Estreitar as relações entre a comunidade quilombola e a universidade através da inserção do conhecimento científico em saúde;
  • Promover a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade entre estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da saúde;
  • Exercer a responsabilidade educacional, social e política que o Ensino Superior (UNIOESTE) possui para com a sociedade.

1540901449

Texto: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Palmas / Assessoria de Comunicação Social da Unioeste