Rede formada pelas estaduais fortalece laços com Reino Unido

2
Durante os dias 15 a 23 de outubro, o assessor de relações internacionais professor Pery Shikida e o assessor-adjunto de Relações Internacionais professor Rafael Mattiello estiveram no Reino Unido participando de uma missão internacional realizada em rede pelas sete universidades estaduais: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

A missão internacional se desenvolveu a partir do projeto encaminhado em rede ao Edital do British Council/ABRUEM/CONFAP/Fundação Araucária. Esta foi a segunda parte do projeto “leadership on internationalization” (liderança em internacionalização), cuja primeira fase aconteceu em junho na cidade de Foz do Iguaçu. Nesta segunda fase, a rede da APIESP realizou tratativas em torno de acordos de cooperação entre as instituições paranaenses e o Reino Unido e fortaleceu os esforços de internacionalização com foco em áreas estratégicas para o Paraná.

A agenda oficial da delegação foi desenvolvida pelo International Office da Birmingham City University, por intermédio de Aboubakr Fathalla e incluíram entre outras atividades workshops, apresentações, reuniões técnicas com representantes, autoridades e oficiais da Embaixada brasileira em Londres; das universidades de London South Bank University, University of Birmingham, University of South Wales e com a Birmingham City University.

Para os assessores, um dos momentos mais marcantes da agenda foi o encontro com a egressa do curso de Odontologia do campus Cascavel, Rafaela Fernandes Zancan, que atualmente estuda na University of Birmingham. Segundo Rafael Mattiello “a possibilidade de parcerias estratégicas em rede com o Reino Unido é uma inovação nas ações de internacionalização das instituições de ensino superior brasileira e teve uma receptividade extraordinária. Além disso, ter a oportunidade de encontrar com uma aluna formada em nossa Instituição durante a missão é formidável, pois, reverbera e reflete de maneira extraordinária aos nossos parceiros internacionais a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e inovação praticadas na Unioeste”.

O projeto contou com o apoio da Fundação Araucária, British Council/Conselho Britânico, Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Associação Paranaense de Universidades Estaduais (APIESP) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

A delegação paranaense foi composta por 14 membros das instituições filiadas à APIESP: UENP - Reitora Prof. Fátima Aparecida da Cruz Padoan e Prof. Eliane Segati Rios Registro (Relações Internacionais); Unicentro – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Prof. Marcos Ventura Faria e Prof. Luís Paulo Gomes Mascarenhas (Relações Internacionais); UEM – Prof Silvana Marques de Araújo (Relações Internacionais), Prof. Sandra Mara Schiavi (Relações Internacionais) e Prof. Rosângela Alves Basso (Idiomas sem Fronteiras); Unespar – Prof. Gisele Miyoko Onuki (Relações Internacionais) e Prof. Nádia Luciani (Relações Internacionais); UEPG – Prof. Sulany Silveira dos Santos (Relações Internacionais) e Prof. Jarem Raul Garcia (Relações Internacionais); UEL – Diretor de Pesquisa Prof. Arthur Eumann Mesas; Unioeste – Prof. Pery Francisco Assis Shikida (Relações Internacionais) e Prof. Rafael Mattiello (Relações Internacionais).

4