Encerra hoje a V edição do COBRAGEN

Foi realizado na tarde de hoje (24), na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), os minicursos ofertados pelo Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios (COBRAGEN). O Congresso que acontece a cada dois anos está na sua V edição, e tem por objetivo discutir o papel da inovação no mundo dos negócios. O evento é promovido pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas do campus de Cascavel, que agrega os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, os mestrados em Administração e Contabilidade, juntamente com o NUPEACE.

Esse tipo de evento é propício para professores, pesquisadores, extensionistas e acadêmicos debaterem sobre a importância da inovação, no seu aspecto mais amplo, para a inserção e manutenção das empresas no mercado. O congresso também oportuniza a apresentação e divulgação de resultados de estudos, pesquisa e extensão desenvolvidos.

De acordo com a professora e coordenadora do evento, Maria da Piedade, o evento começou no dia 22, “de início tivemos uma mesa redonda com três empresários de Cascavel fazendo uma ligação entre a Universidade e o mercado de trabalho, já ontem (23) foram realizados workshops com alunos do mestrado, trazendo resultados das oficinas de consultorias que fazem em empresas.”

Até as 17h30 acontece três minicursos simultaneamente: “Aprendendo a usar o Mendeley” é comandada pelo Prof. Dr. Ivano Ribeiro, “Aprendendo a extrair dados da Economática” pelo Prof. Msc. Clovis Fiirst e “Aprendendo a extrair microdados” discutido por Marcelo Honório e Márcio Ribeiro. Para quem se inscreveu no congresso os minicursos foram gratuitos.

O evento se encerra essa noite com apresentações de trabalhos, artigos científicos, relatos técnicos e resumos expandidos. Foram encaminhados trabalhos de alunos de graduação e mestrado da Unioeste e também de outras instituições.

De acordo com a coordenadora do evento, essa edição do Cobragem conta com 285 participantes inscritos, 129 trabalhos enviados e 101 aprovados, os quais serão apresentados hoje.

1 1

1 2