V Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios começa na segunda

Na próxima semana, entre os dias 22 e 24 de outubro, inicia o Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios (COBRAGEN) a ser realizado no campus de Cascavel da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Essa é a quinta edição da Conferência que com a 15º Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (que acontece simultaneamente) organizou um espaço para discussão de assuntos pertinentes nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

O objetivo é discutir o papel da inovação no mundo dos negócios por meio de projetos de extensão, pesquisa e estudos realizados por extensionistas, acadêmicos e pesquisadores da região. O Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas é realizado anualmente desde 2002 e vem se constituindo num importante fórum de debates de temas em evidência na economia brasileira, estadual e regional. Neste ano, a temática será “Inovação no mundo dos negócios”. E, para isto, o evento conta com palestrantes da região inseridos no mundo empresarial e dos negócios, vinculados ao ensino.

Por meio das pautas propostas pelo evento, a ideia é discutir a importância da inovação no seu aspecto mais amplo, para a inserção e manutenção de empresas no mercado. Além disso, mostrar aos acadêmicos a necessidade de se reinventar para ser melhor incluso no mercado de trabalho. O congresso também oportunizará a apresentação e divulgação de resultados de estudos, pesquisa e extensão desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior brasileiras, na área de Ciências Sociais Aplicadas.

O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste, Prof. Dr. Geysler Rogis Flor Bertolini explica a necessidade de discutir as ações e negócios atuais das instituições “vamos trazer palestrantes que vão discutir como a inovação pode e está afetando a gestão dos negócios nas organizações, sejam públicas ou privadas. No último dia, como de costume, nós temos as sessões que vão apresentar os trabalhos dos acadêmicos que mandaram artigos, relatos técnicos, e resumos expandidos. E após a mesa redonda, vamos premiar os melhores artigos de cada área”. E ressalta também a primordialidade desse tipo de dinâmica dentro da universidade “é importante porque a faculdade sai da sala de aula, laboratórios, biblioteca, das pesquisas, pra poder buscar essa ligação com o mercado”.

As inscrições podem ser realizadas presencialmente no dia do evento ou pelo site, onde todas as informações estão disponíveis https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/cobragen2018.ARTE COBRAGEM 2