Evento “Fronteira e Migração” será realizado na segunda-feira

Na próxima segunda-feira (22), tem início a conferência “Fronteira e Migração: uma ligação mal explorada”. O evento será realizado às 19:30, no campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). É organizado pelo Grupo de Estudos sobre Fronteira, Território e Ambiente (GEFTA) juntamente com o curso de graduação e o Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado). Visa reunir estudantes e professores da comunidade acadêmica da instituição e demais interessados para refletir sobre um dos grandes problemas contemporâneos.

Num contexto atual, é pertinente refletir sobre Fronteira e Migração, dois conceitos das ciências humanas e sociais, mas, igualmente, dois vocábulos muito presentes nos debates e nas decisões políticas internacionais. Fronteira e Migração não são categorias analíticas neutras, ao contrário, estão carregados de sentido político. As políticas dos Estados nacionais, notadamente do chamado mundo ocidental, estão se tornando cada vez mais restritivas nas condições de entrada e saída de um território nacional. Em tempos de globalização, o direito de acesso oficial/legal a um território nacional tornou-se um problema profundamente sério, com grandes restrições políticas colocadas nas fronteiras, sobretudo dos países do mundo ocidental.

A conferencista Drª Anne-Laure Amilhat-Szary - Professora de Geografia (Graduação e Pós-Graduação) da Université Grenoble-Alpes (França) e Diretora do Laboratoire CNRS- PACTE -, é referência internacional sobre pesquisas relacionadas à fronteira, migração, geografia política/geopolítica, geografia social e geografia cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no dia do evento.

CARTAZ.3 1