Pesquisadores da Educação Física investigam motivação estudantil

Pesquisadores do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, estão investigando como os estagiários da área percebem a motivação dos estudantes do Ensino Médio. A pesquisa é coordenada pelos professores Adelar Aparecido Sampaio e Arestides Pereira da Silva Junior, além de contar com a colaboração do professor Alvori Ahlert e da egressa Vanessa Patrícia Völz

A pesquisa, que está vinculada ao Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Física Escolar (Gepefe), tem como objetivo investigar a percepção dos estagiários em Educação Física sobre a prática pedagógica e a motivação dos alunos do Ensino Médio no Estágio Curricular Supervisionado (disciplina do curso de Educação Física da Unioeste em que os acadêmicos vão para escolas e colégios).

O estudo contou com a participação de cinco estagiários de ambos os sexos, todos acadêmicos do 4º ano do curso. Primeiramente, os pesquisadores analisaram os relatórios de observações de 50 aulas de Educação Física em turmas de Ensino Médio. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o objetivo de obter dados sobre a prática pedagógica e a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física.

Os resultados evidenciaram algumas fragilidades na prática pedagógica, sobretudo relacionadas à falta de comunicação aos alunos; ausência de estratégias para envolver toda a turma nas aulas e nas atividades; pouca relação afetiva; ausência de diversificação dos conteúdos desenvolvidos; excessivo uso da competição empregada nas atividades; resistência dos alunos por atividades não tradicionais; distanciamento das atividades das aulas em relação aos objetivos e inexistência de ordem de complexidade das atividades, isto é, os estudantes não se sentem desafiados pela nível de dificuldade das atividades.

Em relação à percepção dos estagiários sobre a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física no Ensino Médio, foi possível constatar à falta de envolvimento e ausência de interesse dos alunos pelas aulas, o uso indevido do celular e a desvalorização da disciplina.

A partir dos resultados, a pesquisa visa subsidiar a reflexão para o aprimoramento do processo formativo dos licenciandos em Educação Física da Unioeste para uma formação pedagógica e desenvolvimento de recursos estratégicos mais efetivos, frente os desafios evidenciados. Além disso, o estudo levantou a necessidade de investimento na qualificação dos professores atuantes no Ensino Médio, o que sugere a otimização dos programas de formação continuada.

Sobre as demandas investigadas e outras já reconhecidas, o curso de Licenciatura em Educação Física da Unioeste, continuadamente oferece oportunidades para o aprimoramento da formação docente, por meio da oferta de eventos pedagógicos e de projetos de extensão, em parceria com órgãos gestores da Educação.

Pesquisa motivação