Paraná Fala Idiomas faz mobilidade no Canadá

O Programa Paraná Fala Idiomas - Inglês (PFI) iniciou suas atividades em 2014, como parte do plano estratégico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Paraná (SETI), amparado pelo Fundo Gestor - UGF. O principal objetivo é o auxílio no processo da internacionalização das instituições de ensino superior do Paraná, e, com isso, espera-se o aumento da capacidade acadêmica e científica dos estudantes em línguas estrangeira, o desenvolvimento linguístico da comunidade acadêmica, preparando-os para a cooperação internacional em pesquisa, ensino e extensão, bem como para uma vida de diversidade linguística e cultural.

A equipe PFI-Unioeste é formada por três professores de inglês: Henrique Farias, Jessica Tomimitsu Rodrigues e Rubia Carla Pozzebon Peron; um coordenador pedagógico, o professor José Carlos Aissa e uma coordenadora institucional, a professora Larissa Giordani Schmitt. Entre os dias 9 e 27 de julho, ocorreu em Toronto o encontro da delegação de coordenadores e representantes do PFI, uma das atividades do Programa de Mobilidade Internacional do Paraná Fala Idiomas (PFI). O objetivo foi discutir ferramentas de ensino e aprendizagem de Língua inglesa, além de possibilidades de parcerias com instituições canadenses, com foco na internacionalização. Além de sete representantes institucionais, que contou com uma agenda diferenciada, a ação contemplará dois alunos do PFI-Inglês de cada Universidade que estão realizando mobilidade nas cidades de Toronto, Montreal, Vancouver, Calgary e Halifax, totalizando 21 mobilidades internacionais.

As alunas PFI-Inglês Unioeste, contempladas com a bolsa (curso, material, alimentação, estadia, e passagens aéreas), foram Júlia Natsumi Hashimoto, discente de medicina que esteve em Toronto na English School of Canada em julho; e Bárbara Grigoletto, aluna de letras-inglês, que está em Vancouver na Canadian College of English Language em agosto. Além de motivar os alunos na aprendizagem do idioma, a mobilidade buscou capacitar os participantes no sentido de tornarem-se embaixadores internacionais, a fim de multiplicar os resultados nas respectivas universidades de origem.

Já para as sete representantes institucionais das respectivas universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM, Unioeste, UEPG, Unicentro, Unespar e UENP) a programação incluiu quatro horas de observação diária de aulas de Língua Inglesa nos diferentes cursos e contextos de ensino de línguas oferecidos pela English School of Canada; participação no World Student Day (#WSD2018) um encontro com estudantes de várias nacionalidades em um contexto multilíngue e multicultural promovido pela Languages Canada / Langues Canada, Workshops de desenvolvimento profissional; e ainda visitas com representantes de Relações Internacionais e coordenadores dos Programas de oito instituições canadenses, a saber: University of Toronto, York University, University of Ontario Institute of Technology, Ryerson University, Trent University, University of Guelph, Humber College e Seneca College.

Para Gabriela Christ, assessora de internacionalização e representante da Unioeste nesta oportunidade, além de aprender diferentes metodologias, abordagens e compartilhar estratégias de internacionalização, a mobilidade trouxe também um ressignificado em âmbito pessoal. “A agenda no Canadá foi intensa e há muito trabalho pela frente. Estou feliz em ter feito parte deste programa, que além de conhecer a estrutura das instituições canadenses, nos oportunizou o contato com pessoas motivadas que mostraram um interesse genuíno em colaborar com o processo de internacionalização de nossas universidades. Agradeço de forma especial à professora Larissa, por ter confiado a mim esta missão”.

Importantes contatos foram feitos, agora, o plano é estreitar o relacionamento com as instituições Canadenses, no desenvolvimento de projetos conjuntos, como o ensino de línguas, pesquisa mútua, mobilidades e internacionalização em casa. De imediato, para o Programa Paraná Fala Idiomas, um “Good practice - List Guide” está sendo construído pelas coordenadoras e representantes: Eliane Segati Rios Registro (UENP), Jordana Cristina Blos Veiga Xavier (Unespar), Josimayre Novelli (UEM), Mariza Tulio (UEPG), Michele Salles El Kadri (UEL), Neide Garcia Pinheiro (Unicentro) e Gabriela Daiana Christ (Unioeste) – para aperfeiçoar e implementar estratégias inovadoras em termos pedagógicos.

Fotos e resumo da programação diária, foram publicados em: www.facebook.com/ariunioeste.

Para saber mais, acesse a página do Paraná Fala Idiomas aqui. #ParanaFalaIdiomas #AriUnioeste #PFIUnioeste

foto1

foto2foto3