Trabalho voluntário entrega touquinhas à maternidade do Huop

Na tarde de hoje (06) o Centro Obstétrico (C.O) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), recebeu a doação de 270 toucas para os recém nascidos na unidade. A doação é de uma parceria entre o Hospital e duas colaboradoras, Irene da Rocha Soares que é enfermeira da maternidade do Huop e a tecnica de enfermagem do C.O Cleci Marines Schiavi.

A confecção das toucas é feita com malha tubular fornecida pelo Hospital Universitário e toda mão de obra de lavagem da malha, pintura e costura é feita por Irene e Cleci de forma voluntária.

Segundo Irene, a ideia inicial do projeto se deu pela necessidade que elas notavam diariamente na ala, “Os bebês perdem muito calor assim que nascem, como a cabeça é maior em relação ao corpo, perde muito calor. As primeiras nós faziamos uma touca simples, depois tivemos essa ideia de fazer com cores para diferenciar os meninos das meninas para facilitar no dia a dia também” esclarece Irene.

Para a enfermeira as toucas além de atenderem a demanda dos hospital, são de grande utilidade para as mães na saída da maternidade. Ela ressalta como é gratificante ver o trabalho finalizado e sendo entregue todos os dias, “Além de ficar lindo nos bebês, os pais gostam e ajuda muito principalmente no frio, pois essa malha aquece bem. Isso nos incentiva a querer fazer sempre mais” conta Irene.

As amigas e parceiras de confecção pretendem dar continuidade ao trabalho, entregando todos os meses ao hospital quantidade suficiente para atender a todos os nascimentos.

2

31