Central de Notícias

Gerente da Itaipu visita o Programa de Educação Especial

O Professor Janer Vilaca, Gerente do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, Programa de Desenvolvimento Sustentável, da Fundação Tecnológica de Itaipu - Brasi, visitou o Programa de Educação Especial da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, sendo recebido pela coordenadora, Professora Lucia Zanato Tureck,

O interesse do Gerente do Polo Astronômico deve-se pelo reconhecimento da atuação do Programa de Educação Especial da Unioeste em relação às necessidades específicas apresentadas por pessoas com deficiência, pela compreensão de que a acessibilidade não se reduz à eliminação de barreiras arquitetônicas, mas estende-se às diversas formas de comunicação e de intermediação de conhecimentos e informações.

O objetivo principal ao estabelecer a interlocução do Polo Astronômico com o Programa de Educação Especial da Unioeste encontra-se na perspectiva da promoção de acessibilidade daquele Polo a todos seus visitantes. Relata o Professor Janer Vilaca que o Polo Astronômico recebe grupos de alunos e de professores, além de turistas e pessoas da comunidade local e regional, sendo preocupação da instituição aprimorar a recepção aos visitantes e, principalmente, aperfeiçoar as possibilidades de acesso ao conhecimento científico. Já foram recebidos alunos com diversas deficiências, provocando a equipe de professores e monitores do Polo a buscarem as adequações de acessibilidade.

O acordo firmado entre a coordenadora do PEE e o Professor Janer Vilaca inclui visita de integrantes do PEE ao Polo Astronômico e participação em reunião com a equipe local, sendo finalidade analisar as necessidades de acessibilidade, bem como, a formulação de futuros projetos em parceria, principalmente voltados para as áreas da surdez e da cegueira.

20180720 160847

O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, criado em 2009, está localizado no Parque Tecnológico Itaipu ( PTI) - na área da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. Caracteriza-se como um centro de ensino não formal que visa a disseminação da astronomia e a construção de uma cultura científica, por meio da popularização das ciências e em prol de uma educação de qualidade. 

Com um espaço de 500 m2 de área construída, o complexo destaca-se por reunir atividades no planetário, no observatório astronômico e nas demais estruturas interativas. Além do público acadêmico, incluindo professores e alunos de todos os níveis de ensino, o  Polo Astronômico também recebe um grande número de turistas.

O Polo integra uma rede internacional de observatórios para monitoramento de asteroides, onde todas as atividades são demandas e registradas pelo Centro de Planetas Menores, da rede de observatórios da União Astronômica Internacional.

Polo Astronômico PTI

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.