II Encontro de Docentes discute avaliação da aprendizagem

Os docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) se reuniram para discutir a avaliação da aprendizagem dentro da Instituição. A palestra “Avaliação da aprendizagem: concepções, métodos e decorrências nas/das práticas avaliativas do professor universitário” aconteceu nessa manhã durante o II Encontro de Docentes da Unioeste, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Diretoria Pedagógica - DIPE, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

A palestrante convidada, professora Dra. Maria Isabel da Cunha, docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, bolsista Produtividade PQ1 do CNPq e integrante da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES), discutiu os temas relacionados à educação superior, à formação de professores, à pedagogia e docência universitária.

Durante a cerimônia de abertura, a professora Ivete Brotto, coordenadora do evento, enalteceu que o ato de educar e envolver-se com a educação é um ato de amor pelo ser humano, “Quero enaltecer, agradecer de fato, de coração, porque o coração tem estado à frente quando nos colocamos na Educação, não por dó ou porque achemos que Educação seja qualquer coisa em que não se pode falar de amor, porque quando falamos em amor, estamos falando em respeito à nossa condição humana, respeito pelo humano que formamos em cada um de nós”.

Já Alex Sandro Jorge, representante do pró-reitor de Pesquisa Silvio César Sampaio, destacou a importância do debate trazido pela professora Maria Isabel da Cunha “Vemos a importância disso [da formação pedagógica] dentro da sala de aula porque a maioria de nós docentes não temos a formação pedagógica para aula, por mais que nos esforcemos, toda vez que eu entro numa sala de aula, eu sinto que há uma dificuldade. A gente vem discutindo isso no colegiado e discutindo isso com a Pró-Reitoria de Graduação que tem se esforçado em trazer pessoas para investir na formação docente, na formação pedagógica”.

A pró-reitora de Graduação, Elenita Conegero, afirmou que a Pró-Reitoria de Graduação tem se esforçado em desenvolver ações para ampliar a ocupação das vagas da Unioeste, bem como a permanência com sucesso dos acadêmicos. Ela destacou a alteração do sistema de seleção “nós passamos de um vestibular eliminatório de duas fases para um vestibular classificatório, além da adesão do Sisu que ampliou o índice de ocupação e colaborou também com o processo de implantação da assistência estudantil, em especial, os restaurantes universitários”.

A temática do II Encontro originou-se de reuniões pedagógicas e de trabalho, de momentos de formação docente pontuais, e de outros encontros em todos os campi, acompanhados de suas assessorias pedagógicas, realizados pela DIPE, nos últimos anos.

Estavam presentes pró-reitores, os 5 diretores de campus da Unioeste e docentes de todos campi da Instituição.

DSC06734 min