Aluna de mestrado realiza dissertação sobre as cotas na Unioeste

A aluna de mestrado em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Elza Corbari, produziu sua dissertação com enfoque em avaliar o impacto das políticas de cotas na Unioeste. A aluna teve como base na pesquisa os ingressantes cotistas de 2009 a 2016. O intuito foi verificar se a implantação das cotas na universidade gerou impacto nos cursos de graduação, elevando o número de estudantes de escolas públicas, bem como verificar quem são os incluídos, se eles permanecem na universidade e qual o seu desempenho acadêmico em relação aos estudantes não cotistas. A pesquisa foi orientada pela Professora Drª Vânia Sandeléia Vaz da Silva e coorientada pelo Professor Dr. Paulo Roberto Azevedo.

O resultado da pesquisa apontou que a política de cotas trouxe um grande impacto na universidade, com alta elevação do número de estudantes de escolas pública, principalmente nos cursos em que há maior concorrência no processo seletivo de ingresso. Os cursos do Campus de Cascavel que apresentaram maior inclusão de estudantes de escolas públicas com a adoção do processo de cotas foram Medicina, com 390% de aumento, Farmácia, com 216%, Engenharia Civil, com 133%, e Odontologia, com 96%.

O estudo revelou também que os estudantes incluídos são economicamente mais carentes e que, na média geral, esses acadêmicos ingressam mais jovens, possuem nota maior de aproveitamento nos cursos de graduação, número menor de reprovações, evadem-se menos da universidade e formam-se mais. Assim como, uma vez incluídos, estes estudantes não interferem, negativamente, na qualidade do ensino da instituição, desmistificando a ideia de que os cotistas, possivelmente, baixariam o nível de ensino nas universidades.

Foto Defesa