Campus de Cascavel recebe II Encontro de Docentes da Unioeste

Logotipo Unioeste

A Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Diretoria Pedagógica - DIPE, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, realizará o II Encontro de Docentes da Unioeste, no dia 17 de julho, no anfiteatro Arnaldo Busato, campus Cascavel. A palestra acontecerá às 9h, com a temáticaAvaliação da aprendizagem: concepções, métodos e decorrências nas/das práticas avaliativas do professor universitário”.

A convidada a palestrar foi a professora Dra. Maria Isabel da Cunha, pós-doutora pela Universidade Complutense de Madri e Estágio Sênior realizado na Universidade de Sevilha. A professora é docente permanente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas e bolsista Produtividade PQ1 do CNPq e integrante da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES). Com extensa participação em pesquisas e projetos, sua experiência em Educação enfatiza os temas: educação superior, formação de professores, pedagogia universitária e docência universitária.

Destaca-se que a temática deste II Encontro originou-se de reuniões pedagógicas e de trabalho, de momentos de formação docente pontuais, e de outros encontros em todos os campi, acompanhados de suas assessorias pedagógicas, realizados pela DIPE, nos últimos anos.

O recorte sobre a avaliação da aprendizagem para este Encontro foi também tema sugerido por muitos docentes que compreendem a necessidade de complementar sua formação para a especificidade da docência na Educação Superior, a qual por motivos variados, não lhes possibilitou maiores conhecimentos acerca do que engendra esse processo. Entretanto, entende-se que, para além disso, fato é que a avaliação da aprendizagem é discussão sempre necessária a todos nós professores, por diversas razões e, inclusive, pelos avanços tecnológicos que imprimem, por vezes, novos modos de ensinar e de aprender.

Em especial, porque a concepção com a qual é trabalhada a avaliação, seu modus operandi, os instrumentos avaliativos aplicados e a finalidade com que é realizada, ou seja, em toda sua complexidade, repercutirão no processo formativo do acadêmico, na apropriação do conhecimento científico.

Assim, discutir acerca da avaliação da aprendizagem na educação superior, abordando os desdobramentos didático-pedagógicos que se expressam conforme concepção de avaliação da aprendizagem praticada, é o objetivo deste II Encontro de Docentes, que, ao final, espera ter possibilitado o início de uma ampla reflexão docente acerca das práticas avaliativas desenvolvidas, motivando o aprofundamento do tema.