Grupo de Estudos discute a importância de Freud

O Grupo de Estudos Leituras Freudianas (GELF) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, foi um dos projetos a apresentar seus objetivos e resultados na 18ª edição do Seminário de Extensão da Unioeste (SEU).

Segundo a participante Cláudia Hilbert, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste de Cascavel, que apresenta no SEU pela primeira vez, o objetivo do grupo é fazer um estudo sobre o contexto do surgimento da psicanálise e da vida de Freud. Apesar de estarem na fase inicial do projeto, os participantes desejam levar à comunidade externa e acadêmica da UNIOESTE uma discussão acerca da Psicanálise Freudiana e sobre como os pensamentos de Sigmund Freud contribuíram para os estudos sobre o funcionamento inconsciente e a constituição do sujeito.

Para isso, o grupo realiza encontros mensais em que discutem o surgimento da Psicanálise no final do século XIX e início do século XX. A mestranda explica que um dos propósitos é, após as discussões, organizar publicações coletivas para divulgar as reflexões desenvolvidas no grupo.

O projeto é coordenado pela professora Dantielli Assumpção Garcia e subcoordenador pelo professor Alexandre Sebastião Ferrari Soares, ambos do curso de Licenciatura em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste, Campus de Cascavel, que perceberam uma demanda social, local e regional apresentada pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras acerca de estudos sobre a vertente psicanalítica freudiana que embasa algumas teorias trabalhadas no programa como a Análise do Discurso.

Os estudos se estendem não só aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras, mas a todos os estudantes da Unioeste e à comunidade externa que se interesse pelos estudos de Sigmund Freud (psicólogos, psicanalistas, historiadores, professores, médicos etc.). As leituras são realizadas de forma coletiva e a cada encontro os participantes leem um dos textos biográficos e/ou teóricos de Sigmund Freud.

Claudia finaliza afirmando que a experiência de participar do SEU e compartilhar as experiências do grupo com outros projetos que são desenvolvidos na Unioeste é bastante enriquecedora para a comunidade acadêmica.

Para entrar em contato com o projeto, envie um e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (coordenadora) ou para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (subcoordenador). Acompanhe a página do grupo no Facebook, clicando aqui.

DSC06288