Emenda Parlamentar destina recursos para construção da 1ª fase da Casa do Estudante

5b2016df35099 reduzirfotos com

A luta histórica dos acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo, para a construção da Moradia Estudantil deu um grande passo para sua concretização.

No dia 11 de junho aconteceu no auditório do Campus a entrega simbólica de Emenda Parlamentar Individual que destina recursos para a construção da 1ª fase da Casa do Estudante.

Na ocasião estiveram presentes o Deputado Federal Zeca Dirceu, autor da Emenda, o Diretor de Campus Remi Schorn que apresentou o projeto de construção e onde estará localizada a Moradia Estudantil. Também se fizeram presentes representantes do Movimento Estudantil.

5b2016d7e853c reduzirfotos com

A Casa do Estudante é uma antiga reinvindicação do Movimento Estudantil Unioeste Toledo e com a aprovação da Emenda nº28490006, do Deputado Zeca Dirceu, terá R$ 250.000,00 disponíveis em recursos para a construção da 1ª fase da obra.

O terreno de 1535,20M² que será utilizado para a construção, está localizado à 180m da Unioeste e foi recebido através de doação da Prefeitura Municipal de Toledo conforme a lei “R” nº170, de 23 de dezembro de 2015.

A acadêmica e então representante do Movimento Estudantil da Unioeste Toledo Ligia Graciano, ressalta a importância da assistência estudantil para uma continuidade na vida acadêmica: “[...] A casa do estudante mais do que tudo é uma forma de permanência dos estudantes socioeconomicamente vulneráveis dentro da universidade, ainda mais quando analisamos os dados da UNIOESTE, onde 85% dos acadêmicos e acadêmicas vem de escolas públicas e muitos precisam trabalhar para conseguir permanecer na mesma. A alta taxa de desistência ocorre muitas vezes, porque os estudantes não conseguem se manter fora de sua cidade natal. É papel da universidade, então, oferecer esse tipo de assistência estudantil à estes estudantes, para que eles possam se formar da mais plena forma”

Sem dúvidas a construção da Casa do Estudante é uma conquista histórica para toda a comunidade da Unioeste. O espaço contribuirá na qualidade da vida acadêmica, dando a possibilidade para que mais estudantes possam permanecer na universidade, reduzindo ainda mais os índices de evasão.