Professor de Ed. Física lança livro sobre saúde de idosos

O professor Arestides Pereira da Silva Júnior (docente do curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná) juntamente com a professora Marília Velardi (docente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP) publicaram em junho de 2018 o livro “Avaliação de idosos na Educação Física: o enfoque na Promoção da Saúde”, pela Editora Novas Edições Acadêmicas.

O livro apresenta reflexões a partir do referencial da Promoção da Saúde, buscando evidências que impliquem sobre a elaboração de programas de Educação Física para idosos. O referencial teórico utilizado se apropria de uma visão de saúde no seu contexto mais amplo, transcendendo tendências reducionistas herdadas da tradição biomédica em considerar a saúde de forma negativa, ligada exclusivamente à prevenção de doenças.

Considerando essa problemática, o livro apresenta os resultados de uma ampla pesquisa de campo, realizada com os Grupos de Convivência de Idosos de Marechal Cândido Rondon, a qual teve como objetivo  analisar e avaliar o entorno relativo às características ambientais (socioculturais, históricas e geopolíticas) e pessoais (físicas, funcionais e de anseios/preferências) dos participantes dos Grupos de Convivência de Idosos e verificar as implicações dessas avaliações sobre a criação de um modelo de Educação Física à luz do ideário da Promoção da Saúde. A pesquisa apresentou que a avaliação ampla de diversos aspectos relacionados ao entorno, seja elementar para que as ações da prática pedagógica transcendam a prática sistematizada da atividade física num programa de Educação Física para idosos.

1528809272119123456