CIHDOTT do Huop recebe homenagem estadual

WhatsApp Image 2018 06 07 at 11.24.21

O Estado do Paraná alcançou o primeiro lugar em doação de órgãos para transplante no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o índice de doações no Estado contabiliza 44,2% por milhão de população entre janeiro e março de 2018.

Em solenidade de comemoração, que aconteceu na última quinta-feira (07/06) no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), recebeu diversas certificações do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná (SET).

A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Universitário, foi uma das homenageadas e recebeu certificação de agradecimento pela doação de órgãos e tecidos. A Coordenadora da CIHDOTT, enfermeira Elaine Padilha e a enfermeira Marcia Prado, que faz parte da comissão de captação de órgãos, também foram homenageadas pela prestação de serviços na CIHDOTT do Huop.

Marcia ressaltou como é gratificante o trabalho que realiza no hospital, “É muito estimulante como profissional saber que muitas vidas terão sequência porque alguém, num ato de amor e caridade, vai doar e dar oportunidade a outras pessoas de continuarem a viver. Vivenciei os dois lados, como familiar de doador e agora como profissional dentro da área, e sei da importância”, afirmou.

A enfermeira Elaine Padilha, destaca a importância do reconhecimento as famílias que autorizam a doação de órgãos, “Esse é um ato de solidariedade que os familiares vêm prestando, e que devemos exaltar, pois salvamos diversas vidas com a doação de órgãos e tecidos”.

Ela fala ainda sobre o orgulho de ter o seu trabalho e de toda equipe sendo visto e reconhecido, “É extremamente importante esse reconhecimento, uma vez que, a doação de órgãos é algo muito delicado para as famílias de vítimas. Esse é um momento que deve ser abordado com uma sensibilidade muito maior e felizmente temos conseguido realizar um trabalho com excelência nesse ponto”, finaliza

A CIDOTT do Huop é composta por uma equipe multiprofissional formada por 19 colaboradores, são eles: Elaine Padilha, Lizandra Ayres, Cristiane Etel Costa, Claudia Regina Assis, Fabiana Kupka, Francielly Vanessa Correa, Francislene Biederman, Gelena Lucinéia Versa, Julieta dos Santos, Marcia do Prado, Mayra Sorrilha, Adriana Lemes Prado, Solange Rogitski, Tatiane Gebert, Virginia Fagherazzi, Jandira Santos, Maria Aparecida Hortis, Esmilane de Andrade, Loide Waldow.

O reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff também esteve presente na solenidade. Os cumprimentos se estendem a diversos setores, como a UTI Geral, UTI Pediátrica e Centro Cirúrgico. Diante do destaque que o hospital recebeu na prestação com excelência deste serviço, ressaltamos os agradecimentos e homenagens a todos os profissionais que fazem parte da equipe do Huop.