Ciência Regional destaca-se na Unioeste

5b19694717b47 reduzirfotos com

Dentre as atividades de maior reconhecimento da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) encontra-se a área de desenvolvimento regional. Essa área se tornou linha oficial de pesquisa quando o Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC) foi criado em 1999, por meio da liderança do professor Moacir Piffer, e atualmente é liderado pelo professor Ricardo Rippel. Na sequência, também foi criado o Grupo de Pesquisas em Transporte e Logística (TRANSLOG), atualmente liderado pelo Professor Weimar Freire da Rocha Jr. Para congregar os pesquisadores, na época foi lançada a coletânea “Agronegócio e Desenvolvimento Regional”, organizada pelos professores Pery Shikida e Casimiro Filho. Desde então, a Unioeste/Campus de Toledo tem sido referência em produção cientifica, estudos, debates, analise de dados e prestação de serviços na área de desenvolvimento regional. Tanto que em 2003 foi criado o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, nível mestrado. Atualmente, a universidade conta com o doutorado na área e o Programa está entre os mais bem avaliados do país pela CAPES.

A construção da estrutura de pesquisa, extensão e ensino na área de desenvolvimento regional se consolidou de tal maneira, que a graduação em Ciências Econômicas da Unioeste/Toledo tem como uma das suas ênfases “Agronegócio e Desenvolvimento Regional”. A mesma temática compõe as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e o Programa de Pós-Graduação em Economia, fundado em 2013.

Em 2013 foi criado o Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) para fortalecer a pesquisa aplicada e a prestação de serviços dos grupos de pesquisa e pesquisadores da área de desenvolvimento regional. Com quase cinco anos de atuação, o NDR se tornou referência regional, nacional e internacional em produção científica aliada a parcerias estratégicas com organizações da sociedade civil. Tanto que edita, em conjunto com o Parque Tecnológico Itaipu (FPTI-BR) o Boletim de Conjuntura Econômica Regional, os Cadernos Municipais e livros texto na área de desenvolvimento regional e territorial.

Segundo o professor Jandir Ferrera de Lima, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) “a consolidação da Ciência Regional na Unioeste é fruto de um conjunto de pesquisadores que inseriu os estudos regionais em diferentes Programas de pós-graduação e na sua linha de pesquisa. A região ganhou com isso e a Unioeste se referenciou na área”.

Agora, em julho de 2018, os pesquisadores do NDR e do PGDRA marcarão presença em evento da Regional Science Association International (RSAI) e serão responsáveis por uma mesa de debates no evento da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR), em Lisboa. Segundo o professor Lucir Reinaldo Alves “a escolha de pesquisadores do NDR/Unioeste para compor essa mesa de debates demonstra a qualidade da pesquisa institucional e o respeito pela produção cientifica gerada no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e de Economia”. Ainda nesse ano, o professor Jandir Ferrera de Lima foi o palestrante na abertura dos trabalhos do Centro de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Territorial (CRDT) do Canadá, que aconteceu na Universidade do Quebec. Mais e mais a Ciência Regional debatida e produzida na Unioeste/Toledo ganha o mundo.