Viagem Técnica e Seminário de Intercâmbio Internacional: Serviço Social Brasil-Paraguai

Com o tema “Serviço Social: trabalho e formação profissional”, uma comitiva de 12 pessoas liderada pela entusiasta professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) Esther Luíza de Souza Lemos, estiveram entre os dias 31 de maio e 02 de junho em Assunção - Paraguai, na Universidade Nacional de Assunção - UNA.

Além da professora Esther, a equipe foi formada pela assistente social, professora e futura coordenadora do curso de graduação em Serviço Social, Diuslene Rodrigues da Silva; pelos mestrandos do PPGSS: Alderberti Batista; Ana Neri Leal; Daniela Elis Dondossola; Dioneia Edlyng Maciel; Edinéia Aparecida Machado Dutra; Sonia dos Santos Becker; Tânia Floriano Dario; Thiane Cristina Bavaresco; pela estudante da graduação em Serviço Social Juliane Pagno Gurski; e pela representante da Assessoria de Relações Internacionais, Gabriela Daiana Christ.

Com o objetivo de promover o intercâmbio e o conhecimento da realidade do Serviço Social no Paraguai e no Brasil, a missão internacional apresentou a proposta de formação profissional do PPGSS-Unioeste e a concepção de Serviço Social que orienta a profissão no Brasil tanto no trabalho quanto na formação profissionais; prospectou a possibilidade de formação ao nível de mestrado a graduandos e graduandas em Serviço Social da UNA e a discussão sobre uma agenda de pesquisa comum; fomentou o fortalecimento da organização política da categoria e a formação de novos quadros profissionais; contribuiu no fortalecimento do ensino e da pesquisa na área.

A programação, caracterizada pelo diálogo, contou com uma reunião de trabalho com a direção do Instituto de Trabalho Social da Universidade Nacional de Assunção; com uma mesa redonda intitulada “Conhecendo o trabalho e a formação profissionais em Serviço Social no Brasil e no Paraguai” onde a comitiva brasileira teve a oportunidade de apresentar aos vizinhos paraguaios a conjuntura brasileira frente aos desafios e oportunidades da profissão. Da mesma forma, professores, egressos e profissionais do serviço social no Paraguai apresentaram os paradigmas do outro lado da fronteira. A professora Esther conduziu a conferência “Os Fundamentos do Serviço Social e as particularidades nacionais: pode haver um projeto ético-político profissional comum?”; finalizando o Seminário com um debate.

Para a assistente social e mestranda, Sonia dos Santos Becker, a participação na viagem enquanto discente, junto com os colegas da turma 2018 do PPGSS-Unioeste, significou um salto no que se refere a compreender o Serviço Social na América Latina e sua particularidade no Paraguai. Sonia explica como surgiu a ideia da visita técnica: “a proposta para esse intercâmbio acadêmico, surgiu na sala de aula pela professora Esther, na disciplina de Fundamentos do Serviço Social: desenvolvimento sócio histórico e concepções contemporâneas. Na referida disciplina houveram reflexões sobre o desenvolvimento sócio-histórico do Serviço Social no Brasil e no contexto latino-americano a partir do Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina. O colegiado do PPGSS aprovou a iniciativa e com a realização do intercâmbio foi possível materializar o que se ensina e pesquisa no mestrado”.

E finaliza, “avalio que tivemos uma aula prática, marcada pela riqueza de relatos dos profissionais e docentes do Serviço Social do Paraguai, o qual promoverá a repercussão no debate profissional e no processo de construção de conhecimento tanto para o Serviço Social da UNA quanto da Unioeste. Agradeço imensamente a professora Esther e aos demais setores envolvidos da Unioeste, em especial à Gabriela que esteve conosco representando a Assessoria de Relações Internacionais, pessoas que propiciaram este momento de aprendizado na UNA no Paraguai para a turma 2018 do Mestrado de Serviço Social. São ações com este enfoque que qualificam e projetam o ensino e a pesquisa da Unioeste para fora do país”.

No dia 01 de junho ao mesmo tempo em que ocorria a visita técnica na UNA aconteceu a reunião da “Mesa de Trabajo Por Una Ley de Trabajo Social en Paraguay”, integrada pelas universidades que ofertam o curso de Serviço Social e pelas associações profissionais do país. A equipe teve a oportunidade de interagir nesta oportunidade apresentando o processo normativo brasileiro e incentivando a luta das e dos assistentes sociais por uma lei de regulamentação profissional no Paraguai.

Para a professora Esther Lemos, as expectativas foram superadas tanto na receptividade da proposta quanto na abertura para cooperação internacional, ressaltando o apoio institucional da Reitoria e da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais. A partir desta ação, o PPGSS estará analisando os encaminhamentos futuros para avançar no processo de internacionalização.

Agradecemos a todos os professores, a equipe técnica e aos alunos do “Instituto de Trabajo Social” da Universidad Nacional de Asunción, e de forma especial à diretora de pós-graduação professora Stella Mary Garcia Aguero, pela intocável receptividade. AGUYJÉ! (Obrigado em guarani).

5b1569fd42083-reduzirfotos-com.jpg

Mais informações acesse: unioeste.br/ari

Fotos disponíveis em: facebook.com/ariunioeste

Texto por: Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – Reitoria/ARI/Unioeste