Unioeste publica boletim sobre saúde

O Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI-BR) disponibilizaram ao público mais um número do Boletim de Conjuntura Econômica Regional, cujo tema é a saúde na Região Oeste do Paraná

Os dados de saúde, disponibilizados por meio do Boletim de Conjuntura, refletem a realidade dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). As informações estão disponibilizadas sob a forma de figuras, imagens, mapas, tabelas, gráficos e abrangem desde o atendimento básico de saúde até as condições de infraestrutura médico-hospitalar da Região. Os dados permitem estudos comparativos, auxilia os responsáveis técnicos dos municípios e são uma fonte de informação tanto para a pesquisa quanto para a elaboração de projetos e ações da área de saúde pública.

Conforme o Professor Jandir Fererra de Lima, coordenador do NDR, “esse Boletim veio a luz graças aos esforços do FPTI em levar informação fidedigna e de qualidade as lideranças e pesquisadores regionais. Além desse Boletim temático, já foram lançados outros Boletins temáticos sobre a agropecuária, mercado de trabalho e educação regional, todos com o apoio do FPTI. Com isso, a Unioeste cumpre seu papel em dar suporte as demandas regionais e colabora com o Programa Oeste em Desenvolvimento”.

Junto ao NDR atuam três grupos de pesquisa, que são: Transporte e Logística (TRANSLOG), Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC) e Desenvolvimento, Trabalho e Gênero (DTG). Esses grupos de pesquisa vêm se destacando pela produção cientifica de relevância e a inserção regional e nacional das suas atividades.

Segundo o coordenador do NDR, professor Jandir Ferrera de Lima, “além das atividades de pesquisa e produção cientifica, que são importantes para referendar a avaliação dos Programas de pós-graduação, o NDR vem atuando junto à extensão e prestação de serviços. Já foram feitas algumas atividades em conjunto com outros Grupos de Pesquisa da Unioeste e também com organizações regionais, como o FPTI”. O portfólio do NDR em termos de prestação de serviços é bem significativo e as sobras de recursos são direcionadas a investimentos do Colegiado de Economia e dos Programas de Pós-Graduação em Economia e Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

Além do Boletim de Conjuntura Regional, o NDR disponibiliza no seu site anais de eventos e obras que foram publicadas em conjunto com parceiros nacionais e locais, como a Associação Brasileira de Estudos da População (ABEP), Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Fundação CAPES. Segundo Lima, “pouco adianta termos uma produção cientifica de relevância se ela não está acessível ao público. Além disso, a cooperação internacional tem ganhado um espaço significativo nas nossas atividades”.

No site do NDR – www.ndrunioeste.com.br – encontra se o portfólio e demais informações da atuação do Núcleo.

CAPA BOLETIM SAUDE