Jornada sobre Reforma Agrária é realizada em Toledo

Imagem 03 EA Unioeste, Campus de Toledo, recebeu a “V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária” (JURA). As jornadas tiveram início em 2014, com participação de 40 Universidades e Institutos, que se propõem fortalecer as manifestações do mês de abril na luta pela terra no país, e que relembram a triste a chacina em Eldorado do Carajás (Pará), ocorrida no dia 17 de abril de 1996, quando 19 agricultores sem-terra foram assassinados.

As JURAS são realizadas anualmente, chegando a participação de mais de 60 IES no ano de 2017, contribuindo para ampliação do debate acerca da Reforma Agraria e da Luta pela Terra, nas Instituições de Educação Superior e na relação com os movimentos sociais. Na Unioeste, a Jornada vem se realizando desde 2014, em rodízio entre os campi.

Nesse ano, ocorreu em Marechal Cândido Rondon e Toledo. Na edição realizada em Toledo, a coordenação do evento se deu pela atividade Internúcleos (que envolve as seis disciplinas de Núcleos Temáticos e tem previsão no Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social), pelo Programa de Educação Tutorial do mesmo Curso e, claro, efetivou-se com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A programação contou com duas mesas de debate no período da manhã: “Os impactos do uso de agrotóxicos na saúde: A importância da produção agroecológica” com a presença de técnicos e de agentes dos movimentos agroecológicos e “A luta pela conquista de terra e direitos sociais”, com a presença de participantes do MST. À tarde, foi realizada sessão de vídeos e debates, que deram continuidade aos temas abordados na manhã. Lembrou-se também o dia da/o assistente social, comemorado no país no dia 15/5 e esse ano contou com o tema “Nossa escolha é a resistência. Somos classe trabalhadora!”. Foram feitas tentativas de envolvimento de outros setores e cursos do campus para a organização de uma mesa de debates à noite, mas não se efetivou. A participação no evento foi gratuita e aberta à comunidade, atribuindo certificação aos participantes.

Imagem 01OImagem 02