Comitiva do Paraguai programa visitação a Unioeste

pastedImage

Dando sequência ao convênio de cooperação internacional realizado pela Universidad Nacional de Canindeyu/Unican (Paraguai) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), ocorreu no dia 23 de maio no campus de Toledo uma importante reunião preparatória para 3ª visitação de alunos e professores da Unican na Unioeste, além de tratativas para a cooperação em pesquisa e extensão. Já houve duas visitações anteriores de alunos e professores desta importante Universidade paraguaia situada no Distrito de Canindeyu, cuja sede maior é em Salto del Guairá, nos campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon e Cascavel.

Estiveram presentes nesta reunião, o decano da Faculdad de Ciencias Económicas e Empresariales, Víctor Ariel Ramírez Girett e a diretora acadêmica María Mercedes Barrientos, juntamente com os professores Elisa Shultz, Lilian Rolon e Claudio Garcia (Unican). Pelo Unioeste estiveram presentes o Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Pery Francisco Assis Shikida, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), professor Weimar Freire da Rocha Júnior, o vice-coordenador do Colegiado de Economia, professor Lucir Alves, o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), professor Jandir Ferrera de Lima e o professor Carlos Alberto Gonçalves Júnior, também do Colegiado de Economia, além do pós-doutorando cubano no PGDRA, Alain Hernández Santoyo.

Para o professor Lucir Alves, que será responsável pela interação entre os alunos de graduação paraguaios com os alunos de graduação em Economia de Toledo, “este encontro marca a abertura de novos horizontes de cooperação entre a graduação e a pós-graduação da área de ciências econômicas, sem contar no fortalecimento do intercâmbio entre os discentes da graduação com seus pares internacionais”.

Para o professor Jandir Ferrera de Lima, “a área de pesquisa demanda cada vez mais ações em redes com pesquisadores internacionais e fortalecer essas redes na América Latina e, em especial, nas áreas de fronteira atende demandas regionais de desenvolvimento. As ações com a Unican devem ampliar as temáticas tratadas no âmbito do Núcleo de Desenvolvimento Regional da Unioeste.”