Campus de Rondon inaugura Núcleo Maria da Penha

No próximo dia 25, será inaugurado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE/MCR), um espaço dedicado ao atendimento sociojurídico e socioeducativo de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, que será coordenado pela professora Dra. Ivonete Pereira.

Constituído a partir do apoio financeiro da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio do subprograma Universidade Sem Fronteira (USF), o NUMAPE/MCR está alocado ao Laboratório de Pesquisa de Estudos de Gênero e História (LAPEG) da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon.

Este programa de extensão desenvolvidos pelo LAPEG vem somar às entidades municipais da rede de combate e enfrentamento a violência, se constituindo sendo um espaço de aconselhamento e representação jurídica gratuito às mulheres em situação de violência.

Para o atendimento, o NUMAPE/MCR conta com dois bolsistas advogados orientados pelo professor Me. Edinei Dal Magro, do curso de Direito da Universidade, além de serem auxiliados por um bolsista graduando também da área do Direito.

O programa NUMAPE/MCR prevê ainda a realização de ações na comunidade, palestras, oficinas e a produção de materiais didáticos e informativos produzidos pela equipe pedagógica composta por uma bolsista recém-formada e um bolsista graduando, ambos da área de História, orientados pela professora Dra. Carla Cristina Nacke Conradi.

Os membros do NUMAPE/MCR esclarecem que, a partir de 29 de maio, os atendimentos terão início de segunda a sexta-feira no período das 13h30 às 17 horas, em uma sala no térreo da Unioeste no Bloco IV. O atendimento é dedicado apenas as mulheres abrangendo desde o esclarecimento de dúvidas até as ações judiciais necessárias.

Segundo a equipe do projeto, a presença e atuação do NUMAPE/MCR marca uma importante conquista, tanto para a inserção e concretização do papel social da Universidade, quanto para o enfrentamento e combate à violência contra a mulher ainda tão naturalizada e invisibilizada em nossa sociedade.

Campus MCR