Cooperação Internacional com o Japão em progresso

O Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Pery Francisco Assis Shikida, teve uma audiência com o Senhor Kobayashi Yuma, Vice-Cônsul Geral do Japão em Curitiba, e senhora Akemi Ferreira, responsável pelo Setor Cultural deste Consulado, no dia 18 de maio de 2018. Esta reunião dá continuidade a tratativas que ocorreram por ocasião da primeira visita do professor Paulo Sérgio Wolff, reitor da Unioeste, professor Moacir Piffer, vice-reitor, Rodrigo Suzuki, diretor de Planejamento Físico, e do próprio professor Pery Francisco Assis Shikida, com o Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Senhor Hajime Kimura, em 2017. O objetivo é o de estreitar relações internacionais com as universidades e empresas japonesas.

Logo após a reunião no Consulado Geral do Japão em Curitiba, o professor Pery Francisco Assis Shikida foi à Câmara do Comércio e Indústria, e Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão do Paraná para tratativas mais específicas de formas de cooperação com o presidente desta Câmara e Instituto, senhor Yoshiaki Oshiro. Para o Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, “o senhor Oshiro é um entusiasta da cooperação internacional Brasil-Japão, não só um presidente da Câmara do Comércio e Indústria e do Instituto Cultural entre estes dois países. O senhor Oshiro colocou, com propriedade e muito “makoto” (Dedicação), uma série de pontos em que podemos avançar nas relações internacionais com as universidades japonesas, em especial, com a prestigiosa Shinshu University. Agora teremos que enviar um Memorial de nossa Unioeste, ressaltando quais são os nossos potenciais de cooperação conjugadas com a Shinshu University, para o Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão. Agradecemos imensamente ao senhor Kobayashi Yuma e senhora Akemi Ferreira (Consulado Geral do Japão em Curitiba) e ao senhor Yoshiaki Oshiro por esta importante construção na cooperação Internacional com a comunidade nipônica.”

japão 1

japão 2