Huop realiza capacitação em entrevista familiar

ccof3

Nos dias 10 e 11, acontece no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), o Curso de Capacitação Para Entrevista Familiar. O curso está sendo promovido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Hospital Universitário e ministrado pelo enfermeiro e coordenador da Organização de Procura de Órgão de São Paulo (OPO), Edivaldo Leal de Moraes.

O objetivo dos encontros é capacitar a equipe para as entrevistas realizadas com as famílias de pessoas que estão em morte cerebral, de como reagir nas mais diversas situações com os familiares.

O treinamento foi divido em dois módulos, no dia 10, foram as apresentações teóricas, com vídeos trazidos pelo Enfermeiro para avaliações. No segundo dia, a equipe do Cihdott do Huop gravaram as simulações realísticas para o enfermeiro avaliar e orientar ponto a ponto, sobre o que podem melhorar.

A enfermeira do Cihdott do Huop, Elaine Padilha fala sobre o foco do treinamento para a equipe, “Nosso foco maior em fazer o treinamento é para capacitar as pessoas mais novas no serviço”. Segundo ela, as entrevistas com os familiares são sempre imprevisíveis, “Cada família reage de uma maneira a situação, por este motivo a equipe deve estar preparada para tudo”, esclarece.

O curso é realizado pelo Hospital Universitário em parceria com central estadual de transplante, e recebeu participantes de outras cidades, como Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo.